PUBLICIDADE

Procon de Sinop alerta consumidores sobre as garantias dos produtos e serviços

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Admeir Specht/arquivo)

O Procon de Sinop, orienta aos consumidores sobre as garantias de produtos e serviços. São tres tipos de garantias, sendo a legal, contratual e estendida. Conforme o código de Proteção e Defesa do Consumidor, um dos artigos elenca de forma clara e objetiva a garantia dos produtos duráveis e não duráveis. Quanto aos bens duráveis, como geladeira, automóveis e outros, o tempo de garantia é de 90 dias. Já em relação aos bens não duráveis, como alimentos, o tempo de garantia legal é de 30 dias. 

Dentro deste tempo de garantia os defeitos que surgirem por causa do produto ou serviços, com exceção de mau uso, tanto o fabricante como o comerciante são responsáveis pelo reparo do produto. Alguns comerciantes para aumentarem sua credibilidade e clientela já estão praticando a substituição imediata de produtos essenciais, como geladeira e fogão.  

O Procon também orientou aos consumidores para facilitar, quando for adquirir um produto básico negocie com o fornecedor, onde caso haja defeitos a troca pode ser imediata, desde que conste essa informação na nota fiscal. 

Ainda, dentro do tópico garantia legal, caso haja necessidade de assistência técnica, o tempo que o fornecedor tem para realizar o reparo é de 30 dias contados a partir da informação clara e precisa por parte do consumidor. Em relação à garantia contratual, a qual envolve o fabricante e o vendedor, o produto já possui um tempo de garantia de origem, do fabricante. É essencial o consumidor verificar, analisar com o devido cuidado na hora da compra, qual o prazo de garantia do produto.  

Quanto à garantia estendida, primeiramente leia as cláusulas contratuais, verifique se a garantia advém do fabricante ou um terceiro como empresa de seguro. Verifique se o produto será trocado, como será realizada a assistência técnica e quem irá arcar com os custos do envio da mercadoria, assim como a cidade, a empresa que irá realizar o reparo e o tempo para realizar o reparo. Por estes motivos que a garantia é estendida, está fora da legal e da contratual, além, tornando-se uma garantia “única” entre o consumidor e a nova empresa. Caso seja com o próprio fabricante as possibilidades de troca são maiores, informou o Órgão de Defesa do Consumidor. 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comitiva de Mato Grosso apresenta propostas em conferência nacional de meio ambiente

Mato Grosso está participando da 5ª Conferência Nacional do...

Campanha de vacinação será sábado em Sinop

A secretaria de Saúde realizará no próximo sábado (10),...

Prazo para regularizar situação eleitoral termina dia 19

Os eleitores de todo o país que estão com...
PUBLICIDADE