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BR-158 virou realidade

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Muitas pessoas já não acreditavam, mas depois de trinta anos a BR-158 saiu dos sonhos e sua pavimentação já pode acontecer em território mato-grossense. A licença ambiental foi concedida ao Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT). Lembro-me da dificuldade que o atual diretor-geral, Luiz Antônio Pagot, teve para conquistar o posto, mas agora ele se firma como um braço forte do presidente Lula.

Não são palavras minhas. Sem conhecê-lo, o então governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, fez referência positiva de Pagot, porque ouviu pessoalmente elogios rasgados do presidente Lula sobre o mato-grossense, que já tinha se firmado como homem de confiança do governador Blairo Maggi. Recentemente, o mesmo reconhecimento foi feito pelo senador Magno Malta(PR-ES). Dessa forma, podemos dizer que os bastidores de Brasília se mostram satisfeitos com a qualidade do político Pagot, mesmo que seus opositores tentem apagar esse brilho.

Para Mato Grosso, essa representatividade a frente do Dnit nos trás bons frutos. A pavimentação da rodovia BR-158 no trecho que vai de Posto da Mata, no município de São Félix do Araguaia, até a divisa com o estado do Pará, num percurso total de 213 quilômetros, no trecho de Ribeirão Cascalheira ao distrito de Alô Brasil, é um patrimônio histórico para a sociedade. Significa progresso, escoamento de produção, barateamento do custo de produção e do transporte, mais qualidade de vida e fim do isolamento da região do Araguaia.

Além da BR-158, também temos a BR-163 que teve o início de suas obras em 1971. E essas mudanças trouxeram progresso, como trarão os novos caminhos inaugurados por Pagot e pelo governador Blairo Maggi, através do aval do presidente Lula. Em 1971, o 9º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) veio para Cuiabá com o único objetivo de construir e pavimentar a BR-163, e, atualmente, o asfaltamento da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém,  é uma das principais obras previstas no PAC e está sendo cuidadosamente trabalhada pelo Exército, com o acompanhamento direto de Pagot.

Entre os investimentos temos a BR-364, considerada uma das mais importantes rodovias diagonais do Brasil, está com o andamento das obras avançadas. São mais de 300 km de pavimentação e as obras já iniciaram de Mundo Novo a Sapezal. Já quanto à duplicação de Rondonópolis para o Posto Gil, Pagot enfatiza que a licitação dos primeiros trechos também deverá ocorrer no decorrer deste ano.

Está previsto até 2010, um investimento de R$ 1,3 bilhão, na malha rodoviária de Mato Grosso. O montante corresponde a serviços de manutenção, restauração, supervisão, pavimentação e duplicação. Esses recursos contemplarão as BR’s 070,158,163,174,242 e 364.

Estão em andamento serviços de manutenção no valor total de R$ 87,3 milhões, nas BRs 163, 364, 070 e 242. Além dos contratos de manutenção, estão sendo realizadas intervenções pelo Programa Integrado de Revitalização (PIR-IV), avaliadas em R$ 68,9 milhões, na BR-163 e na BR-070.

É bom registrar que a presença de Luiz Antônio Pagot, na Diretoria Geral do Dnit deu a Mato Grosso, uma grande oportunidade de concretizar velhos sonhos, que há muito tempo vinham sendo apenas retórica de discurso político, pois exigências mínimas como a existência de projetos executivos por onde serão asfaltadas as BR’s em Mato Grosso, para em seguida passar pelo processo licitatório, com início e conclusão das obras, nem existiam no órgão. Tudo isso, que estava empacado foi destravado com a presença atenta e cuidadosa de Pagot na autarquia.

Por isso, estou otimista com os rumos de Mato Grosso e vejo nas estradas o progresso. Para quem não se lembra, Mato Grosso é o centro do continente, é caminho obrigatório e é o coração as América do Sul. Parabéns Pagot pelo trabalho! Parabéns Mato Grosso!

Valtenir Pereira é Defensor Público Licenciado e deputado federal

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