PUBLICIDADE

Onde estava Deus ?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A propósito da visita do Papa, que para os católicos é o legítimo representante de Deus na Terra, muitos questionam, como fez o poeta Castro Alves no poema Vozes da África: Deus!Ó Deus! Onde estás que não respondes!..

Onde estava Deus, naquele 11 de setembro de 2001? Por que permitiu que mais de duas mil vidas fossem destroçadas? Por que? Poder-se-ia perguntar onde estava Deus quando fomentamos a primeira e a segunda guerra mundial. Quando eliminamos seis milhões de judeus , em nome de uma inexistente superioridade ariana.

E quando empreendemos as cruzadas, levando a mortes àqueles que qualificávamos de infiéis? Durante a barbárie da inquisição? Onde estava Deus quando permitiu que o menino João Hélio fosse arrastado até por vários quarteirões no Rio de Janeiro?

E todos os dias, onde está Deus? Onde está Deus quando enganamos o nosso próximo? Quando mentimos para obter o que desejamos? Quando defendemos o aborto, a pena de morte, ou eliminação pura e simples dos criminosos. Onde está Deus que permite a corrupção desenfreada e a impunidade dos poderosos?

Para todas as perguntas a resposta é a mesma: Deus está dentro de nós, dentro de cada criatura. Soberanamente sábio, criou-nos a todos iguais, partindo do mesmo ponto de simplicidade e ignorância. Criou os mundos para que neles trabalhássemos, utilizássemos nossas forças e crescêssemos em intelecto e moral.

A ninguém concedeu privilégios. A todos concedeu o livre-arbítrio, com a conseqüente Lei de Causa e Efeito. Estabeleceu que a cada um será dado conforme as suas obras e que todos, mais cedo ou mais tarde ,deverão chegar ao mesmo destino: a perfeição.

Ele nos permite a livre semeadura, mas estabelece que a colheita seja obrigatória. Por isso, uns semeiam ventos e colhem tempestades. Outros lançam ao solo as sementes da bondade, do bem e alcançam a felicidade.

Uns estão semeando hoje. Outros tantos estão realizando a colheita das bênçãos ou desgraças que se permitiram semear nesta ou em outras existências.Conhecedor das fragilidades de seus filhos, aguarda que cada um desperte, a seu tempo, cansado das dores que para si conseguiu.

Com este texto, baseado em outro encontrado no site Momento Espírita reflitamos:

Não devemos perguntar onde está Deus, quando nos deparamos com a injustiça. Trabalhemos pela justiça. Não questionemos onde está Deus quando a miséria campeia. Utilizemos os recursos para semear a riqueza.

Que o clima de alegria, e emoção criado pela visita do Papa,seja o início da instalação do regime paz, justiça social,e igualdade de oportunidades a todos os brasileiros.Deus está aqui.

Valcir José Martins é administrador em Maringá (PR)

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...

Viver

É provável que a realidade do suicídio já tenha...

Conquistas Merecidas

Há escolhas que fazemos muito antes do primeiro passo....