PUBLICIDADE

Reivindicaçoes urgentes agricultura/sociedade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Observamos que a grande maioria dos agricultores aspiram a contemplaçao de um BÔNUS, nos moldes proporcionados pelo PROP ao soja disponivel e agora pelo PEP para o soja a fixar; para a totalidade da produçao de soja da safra 2005/2006, pois aqueles que nao tem mais acesso a sua produçao, já vendida, sao prioritariamente os mais impactados por esta CRISE sem prescedentes.
Os produtores dos municipios de Sapezal, Campos de Julio, Comodoro e cone sul de Rondonia avaliaram em reunioes realizadas no municipio de Comodoro como pertinente e imprescindivel que esta reivindicaçao seja incluida na nova pauta, pois:

1º) È INCONTESTÁVEL a situaçao caótica da sojicultura nacional, onde, em funçao das politicas macroeconomicas aplicadas pelo Governo Federal o preço praticado pelo mercado está muito abaixo do custo de produçao, conferindo prejuizos já dimensionados aos agricultores e levando a atividade a total insolvencia;

2º) É CONSTITUICIONAL, pois a renda minima garantida pelo preço minimo está prevista na Lei 8171/91 que institui a politica agricola Brasileira e na Lei 4504/64, que institui o Estatuto da Terra, bem como na Constituiçao Federal no seu Artigo 187, sendo assim o Governo estara cumprindo a Lei e devolvendo ao Agricultor parte do que lhe foi tirado de forma irresponssável, obviamente que este BÔNUS, NAO faz com que se atinja um preço compativel com custo de produçao e confira algum tipo de lucro a atividade, porem seria acatado em funçao da SITUAÇAO DE EMERGENCIA e da falta de tempo para se negociar um preço minimo para uma safra que já passou;

3º) È JUSTO, pois é um dinheiro que nao resolve o problema do passado, do presente e muito menos do futuro da Agricultura, contudo cumpre um papel SOCIAL, pois deverá ser destinado prioritariamente para quitaçao dos débitos dos Agricultores junto a iniciativa privada, ou seja ao comércio local do interior do Brasil, que junto com os Agricultores acreditou e investiu na atividade e hoje se encontra a beira da falencia em funçao da inadimplencia generalizada que esta gerando mais desemprego e inviabilizando as cidades, principalmentes as alicerçadas sobre os pilares da agropecuaria;

4º) É POSSIVEL, pois os valores a que estamos nos referindo nao sao astronomicos ou incompatíveis com o caixa e as possibilidades do Governo Federal. EX:
MT: 6.500.000 Ha X 40 scs = 260.000.000 scs x R$ 5,00 = R$ 1.300.000.000,00, valor este muito menor que o alocado nesta semana pelo Governo Federal para recompor a RENDA minima dos Funcionários Publicos do Executivo Federal.

5º) È REPRESENTATIVO E LEGITIMO, pois faz parte da PAUTA DE REIVINDICAÇOES proposta pelo Movimento Grito do Ipiranga, item 3 – Cumprimento da Legislaçao Vigente no Pais com relaçao à politica agrícola, elaborada em reuniao realizada na sede da Famato, com a presença de lideranças de todo o estado de Mato Grosso e do Cone Sul de Rondônia.
Entendemos que obviamente uma açao neste sentido demanda de vasta negociaçao, burocracias, tramites e enquadramentos legais, contudo é um direito constituido do Agricultor Nacional e nao podemos perder este momento de mobilizaçao para assegurar a devoluçao deste dinheiro ao povo Brasileiro, tendo em vista que este faz falta para o cumprimento das obrigaçoes junto aos pequenos e médios empresarios e aos trabalhadores do campo e da cidade, sendo assim nao é justo conosco e com a sociedade que nos curvemos diante das dificuldades em faze-lo retornar ao lugar de onde ele nunca deveria ter saido. Estes valores sao a salvaçao imediata do interior e entendemos que recupera-lo é antes de tudo uma obrigaçao moral do nosso Movimento em prol do resgate da viabilidade da nossa atividade.

Já encontramos o apoio incondicional do Senador Jonas Pinheiro e da Senadora Serys que se comprometeram em apoiar e defender esta bandeira no Senado Federal e na Comissao de Estudos da Agricultura criada pelos Ministerios da Fazenda e da Agricultura na ultima investida das lideranças da Agricultura na Capital Federal.
Sabemos das limitaçoes e dificuldades e tambem valorizamos muito os passos já dados e as grandes vitorias alcançadas, tais como estender o beneficio conferido ao soja disponivel pelo PROP ao soja à fixar atraves do PEP, conquista esta que só se concretizou em funçao da açao coesa das BASES nas beiras das rodovias e pela perseverança, perspicácia e comprometimento da LIDERANÇA, nas negociaçoes em Sao Paulo junto a ABIOVE e em Brasilia junto à CONAB, Instituiçoes Federais, Senado, Camara, Ministérios da Fazenda, Planejamento, Agricultura, Etc, , contudo, pedimos licença ao companheiro Homero para nos utilizarmos das suas palavras: ” … para uma crise como esta, sem precedentes necessitamos de açoes à altura…” e referendamos esta reivindicaçao como mais uma, contudo imprescindivel no rol das açoes a serem deflagradas.

Paulo Adriano Cervo é agrônomo e presidente da Associaçao dos Pequenos
Produtores Rurais de Sapezal, Sscretário da Associaçao dos Engenheiros Agrônomos de Sapezal e membro do movimento Grito do Ipiranga na regiao Meio Oeste.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Quem mal lê, mal sabe, mal ouve, mal vê.

Há frases que parecem tão evidentes que passam despercebidas....

O passado ensina mas não volta

Existe um desejo que, em algum momento da vida,...

Quando a máscara cai

Vivemos em um tempo em que a imagem ocupa...

Justiça fiscal, desenvolvimento e compromisso com Mato Grosso

Quando um cidadão é atendido em um hospital público,...