quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Presidente do Tribunal de Justiça lança em Sinop obras do prédio do fórum que será um dos maiores de MT

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araujo (atualizada 15:08h - fotos: Só Notícias -atualizada 13:32h)

A presidente do Tribunal de Justiça, Maria Helena Póvoas, lançou esta manhã, em Sinop, a pedra fundamental do novo fórum, que será construído na avenida das Figueiras, no Aquarela das Artes, e será um dos maiores de Mato Grosso. A área tem mais de 40 mil metros quadrados. O novo fórum terá 11 mil metros quadrados de área construída. O investimento previsto é de R$ 53,8 milhões.

A licitação foi lançada e em 19 de outubro serão abertos envelopes com as empresas que apresentarem propostas. A desembargadora previu que as obras devem iniciar o “mais breve possível. Acredito daqui até antes do final do ano nós estaremos dando o pontapé inicial”.  “Quanto a questão do terreno, eu quero deixar registrado agradecimento do judiciário mato-grossense ao empresário Edilson (Macedo, da JMD) e toda a sua equipe e também dizer à sociedade de Sinop que nós estamos aqui para ver o que podemos fazer para que esse fórum saia o mais breve possível”, declarou a presidente que conclui, em dezembro seu mandato.

O juiz diretor do fórum, Cleber Zeferino de Paula, disse que “essa edificação atende as novas disposições de serviços que nós temos com a questão da pandemia e mais do que isso, é uma obra geracional, ela não foi feita para daqui a 10, 15, 20 anos se tornar obsoleta, mas para talvez a vida toda”. “Sobram 20 mil (metros quadrados de área) e todo projeto de modulação para atender não as demandas de hoje, mas do futuro”, declarou. A nova sede também proporcionará a implantação de novas varas especializadas, como a de combate ao crime organizado cujo projeto foi entregue, essa semana, para votação na Assembleia, bem como mais magistrados e servidores.

O prefeito Roberto Dorner disse que, desde o ano passado, tem apoiado a consolidação do projeto e a viabilidade. “Vamos ter um prédio novo com todo conforto para o nosso judiciário trabalhar e a população que vai ao local tem mais tranquilidade de viver em uma região onde o progresso anda”.

A presidente da OAB, Xenia Guerra, disse que Sinop “cresce exponencialmente” e “com a mudança do comportamento tanto do crescimento da cidade quanto do comportamento do próprio sistema de justiça” e que o novo fórum representará “uma estrutura maior e mais moderna para que possa ser entregue a prestação de justiça de uma forma célere e acessível” .

A solenidade foi na câmara municipal. Também participam o presidente Elbio Wolkeis, juízes, o presidente da Unesin, Carlos Fonseca, o empresário Edilson Pissinati Macedo,  vereadores, advogados, dirigentes de entidades e demais lideranças.

Em seguida, a desembargadora foi até o terreno no Aquarela das Artes onde será construída nova sede do judiciário.

O projeto do novo fórum foi idealizado pela Parthenon Engenharia e Arquitetura, de Sinop.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE