PUBLICIDADE

Judiciário define vara criminal competência para julgar atos de violência político-partidária em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso aprovou a resolução que dispõe sobre a competência para processar e julgar crimes por ato de violência político-partidária praticados em Mato Grosso.

De setembro de 2022 a janeiro de 2023, a 11ª Vara Criminal (Especializada em Justiça Militar) será a responsável pelo recebimento desse tipo de inquéritos policiais e ações penais, que terão tramitações prioritárias sobre os demais processos, ressalvadas as prioridades legais.

São considerados atos de violência político-partidária as condutas que tenham como motivação direta ou indireta questões de fundo político, eleitoral ou partidário; intolerância ideológica contra espectro político diverso; e inconformismo direcionado a valores e instituições do Estado Democrático de Direito, especialmente os relacionados ao processo eleitoral, à posse dos eleitos, à liberdade de expressão e à legitimidade das eleições ou de seus partícipes.

Também será de competência da repartição o julgamento dos delitos de incitação ao crime ou apologia, associação criminosa, constituição de milícia privada e de organização criminosa quando a incitação, apologia ou a reunião de pessoas tiver como propósito, mesmo que indireto, a prática de delitos político-partidários.

Excluem-se da competência estabelecida os crimes eleitorais e os comuns a eles relacionados, os de competência do Tribunal do Júri e aqueles praticados no cenário de violência doméstica e familiar contra a mulher.

A 11ª Vara Criminal informará à Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, a cada 10 dias corridos, todos os registros com a descrição das providências adotadas. A Corregedoria-Geral da Justiça será a responsável pela comunicação das informações à Corregedoria Nacional de Justiça, a cada 10 dias úteis.

A resolução já está em vigor, com efeitos retroativos a partir de 2 de setembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é socorrido após cair enquanto corria por telhados em Sorriso

Um homem, de 34 anos, foi hospitalizado, no início...

UAB abre inscrições para tutoria presencial de curso em Lucas do Rio Verde

Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo de Lucas do...

Secretário nega negligência de equipe após morte de bebê em hospital de Sorriso

O secretário de Saúde, Vânio Jordani, declarou, há pouco,...
PUBLICIDADE