sexta-feira, 11/julho/2025
PUBLICIDADE

Defesa Civil alerta sobre baixa umidade do ar e prefeitura não descarta estado de alerta em Lucas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio Defesa Civil do Município, está orientando a população a se resguardar durante o período de baixa umidade relativa do ar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice atingiu a marca de 10% apenas no mês de agosto.

A prefeitura informou que não descarta o estado de alerta aos munícipes, já que para o mês de setembro a umidade relativa deverá manter-se entre 17% e 10% e marcar máximas de até 36º C durante o fim de semana.

Nesta terça-feira, a massa de ar seco que cobre quase todo o estado de Mato Grosso garantiu uma tarde de sol forte e calor em Lucas do Rio Verde. Os termômetros indicaram máximas de até 36º C, com a umidade relativa do ar  em torno de 10% e sem chances de chuvas.

De acordo com o boletim do Instituto de Meteorologia, o nível de umidade do ar está em queda dificultando a formação e crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Lucas do Rio Verde, Edgar Savaris, neste período, alguns cuidados devem ser redobrados para evitar complicações.

“Sabemos que começamos o período de estiagem no dia primeiro de junho, que é o período em que o tempo fica mais seco, mais quente, onde os focos de incêndio aumentam, causando a baixa umidade do ar e, por isso, precisamos tomar alguns cuidados com a nossa saúde, tomando algumas precauções para manter o bem-estar”.

Com o clima assim, nosso organismo acaba sofrendo como um todo. Por isso, é importante redobrarmos a atenção em relação a alguns cuidados. Além de aumentar a ingestão de líquidos, especialmente de água, listamos algumas dicas para amenizar a baixa umidade.

Conforme a agente de saúde, Fátima Figueiredo, do PSF IV Alvorada, para evitar a desidratação, é preciso beber muita água, mesmo sem estar com sede. “Sempre se hidrate, além disso, na hora das refeições, escolha alimentos (frutas e vegetais) ricos em água. Melão, melancia, laranja, abobrinha, entre outros, são bons exemplos. É importante também ter muita atenção à hidratação de crianças e idosos”, pontua.

Em Sinop, os termômetros devem marcar, no fim de semana, mínima de 23° C e máxima de 36° C, sem possibilidade de chuva, mas com céu parcialmente encoberto pela névoa seca.

Rondonópolis terá mínimas de 19° C e 20° C e máxima que não deve passar de 35° C, sem chances de chuva e com a umidade do ar chegando a 13%.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE