segunda-feira, 2/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

TCE lança o plenário virtual para agilizar julgamentos e recursos dos gestores em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Mais célere, seguro e democrático, o novo plenário virtual do Tribunal de Contas de Mato Grosso foi oficialmente lançado, hoje, durante o Interage TCE 22, com objetivo de proporcionar maior celeridade processual, ampliando a participação remota dos jurisdicionados e possibilita a realização de julgamentos de maior complexidade por meio eletrônico, agilizando dos procedimentos reduzindo os estoques processuais e fomentando a sustentabilidade com a economia de papel. Facilita ainda que gestores do interior façam suas defesas, por meio de seus advogados, sem precisar se deslocar até a capital.

“O novo plenário virtual está funcionando em sua plenitude, como nós previmos nas diretrizes da gestão 2022/2023. Isso permite que advogados, representantes de gestores façam a sustentação oral, com a participação do Ministério Público de Contas”, explica o presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli.

O projeto, responsivo, é adaptado para qualquer dispositivo, podendo ser acessado de qualquer lugar do mundo. Suas atribuições incluem julgar processos como de representação de natureza interna e externa, tomadas de contas, monitoramentos e levantamentos.

O plenário virtual foi criado em 2012, durante a segunda gestão de José Carlos Novelli na presidência do tribunal e, desde então, foram julgados 31,2 mil processos,  270 sessões virtuais, atendimento a 33,8 mil interessados diretos e 100 % dos fiscalizados atendidos pela ferramenta.

“Já produzimos mais de 400 acórdãos dentro do plenário virtual. Agora, no Tribunal Pleno, podemos discutir mais os processos e produzir conhecimento em cima das nossas decisões. E, muito disso se deve ao Plenário Virtual”, destacou o presidente.

O secretário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Fernando Figueiredo, avaliou que “a ferramenta facilita a atuação do advogado e ajuda na correta aplicação da legislação. Em síntese, é a evolução que a gente vive hoje, tanto na parte do judiciário, e agora também aqui.”

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Equipe técnica vistoria aeroporto no Nortão visando implantar sinalização para voos noturnos

Uma equipe técnica da secretaria estadual de Infraestrutura e...

Ministro visita Mato Grosso para inaugurar novo câmpus do IFMT

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda nos...

Novo diz que faltou ética para vice-prefeita de Cuiabá ao deixar a sigla

O diretório estadual do Novo criticou, esta tarde, a...
PUBLICIDADE