sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Nova Mutum: 11 entidades são contrárias a aumentar número de vereadores e iniciam abaixo-assinado

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: assessoria)

A União das Entidades Representativas de Nova Mutum, formada pela OAB, Associação Comercial e Empresarial, Sindicato Rural, Associação dos Integrados da Perdigão Agroindustrial de Mato Grosso, Câmara de Dirigentes Lojistas, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Loja Maçônica Acácia de Nova Mutum, a Loja Simbólica Portal do Arinos N.57, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação, Associação de Proteção dos Animais de Nova Mutum (Apanm) e Centro de Tradições Gaúchas, se manifestou contrária em criar mais 4 vagas de vereadores, na próxima legislatura, passando de 9 para 13.

As entidades protocolaram na mesa diretora da câmara municipal um parecer técnico jurídico que resultou das reuniões entre as entidades e foi elaborado pela OAB Nova Mutum sendo contrário a posição do legislativo de aumentar número de vereadores e iniciaram abaixo assinado contrário ao projeto.

“Esses quatro vereadores a mais custarão, aproximadamente, R$ 5 milhões nos quatro anos de mandato. Além disso, a estrutura da Câmara precisará ser reformulada para atender a demanda, sendo mais gastos do dinheiro público. Essa lei é uma solução ou na verdade um problema? Melhor ter qualidade ou quantidade? Isso é o que os produtores rurais de Nova Mutum estão se perguntando hoje,” questionou o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum, Paulo Zen.

As entidades defendem movimento contrário ao da câmara municipal e defendem o enxugamento e aperfeiçoamento da máquina pública em todas as instâncias do Estado. “Nova Mutum não é diferente. Com as enquetes e a divulgação do movimento, a gente nota que quando as pessoas tomam conhecimento desse aumento de vereadores, imediatamente ficam indignadas. Isso é um forte sinal de como o assunto foi abafado pela Câmara durante as votações. Realmente a rejeição popular a esse aumento é muito grande e nossos representantes no Legislativo não podem ignorar isso. O que nós precisamos é de mais eficiência, por meio de tecnologia e qualificação. O Estado tem que ser mais leve para que a sociedade que sustenta tudo isso tenha fôlego para empreender e fazer a sua parte”, criticou, através da assessoria, o presidente da CDL Nova Mutum, Ronnie Sfredo.

O presidente da OAB Nova Mutum, Jonas Meldola, explicou que a Comissão Especial de Assuntos Legislativos  concluiu que há vício material de constitucionalidade, em virtude de não ter sido cumprido a disposição do artigo. 181, inciso I da Constituição do Estado, “que determina que seja assegurada a participação da comunidade nos projetos municipais de lei orgânica, em consonância com o art. 29 da Constituição Federal”, aponta Meldola.

O presidente da Acenm, Lirio Vitalli, criticou que o projeto da câmara não tem sido debatido com a sociedade nem feita audiência pública. “ Foi um assunto, de certa forma, abafado, exatamente por ser impopular”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE