PUBLICIDADE

Sinop tem baixa procura por vacina contra gripe e secretaria faz alerta

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/Karoline Kuhn/assessoria)

A secretaria de Saúde informou, esta manhã, que continua baixa a procura das pessoas do público-alvo para tomar vacina contra a gripe. A meta é 43 mil pessoas, a campanha começou em abril e ainda não atingiu 30%.  Devem ser vacinados quem tem mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes e puérperas, indígenas, professores, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, membros das forças de segurança e salvamento e forças armadas.

A secretaria constatou que menor procura tem sido de crianças, gestantes e puérperas. O número de idosos e os trabalhadores são os grupos que têm mais tem procurado as unidades de saúde.

A secretária Daniela Galhardo reforça que  “é de suma importância a vacina da influenza. Estamos com a campanha desde abril e é interessante que as pessoas procurem as unidades e deixem o cartão de vacinas atualizado. É uma forma de prevenir e de impedir que o vírus se fortaleça e propague”.

A sensação de falsa segurança pode ser um dos motivos causadores da baixa procura, analisa a coordenadora de Imunização e Rede Frio, Sirlei Castilho. “Por conta do vírus ainda não estar circulando na nossa região, as pessoas estão com essa falsa sensação de que não vão contrair a gripe nesse período”, disse, através da assessoria, mencionando que o vírus sofre constante mutação e a vacinação, ofertada anualmente, é fundamental para que a pessoa não sofra complicações em decorrência da doença. “A vacina ofertada pelo Ministério da Saúde é a trivalente, que é a H1N1, H3N2 e um sorotipo B, que são os vírus mais comuns e que se o indivíduo com uma saúde mais prejudicada chegar a contrair o vírus, a chance de internação, complicação e até a morte é bem maior”.

A vacinação é segunda à sexta-feiras, além de fazer ações especiais aos sábados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Temporal atinge Guarantã do Norte e deixa moradores isolados

O volume chuvoso ultrapassou os 100 milímetros em Guarantã...

Incêndio em empresa em Lucas do Rio Verde por ter sido causado por curto circuito

As chamas ocasionaram estragos parciais numa loja de materiais...

Sorriso: PRF prende passageira de ônibus com comprimidos de ecstasy

Uma passageira de um ônibus foi presa pela Polícia...
PUBLICIDADE