PUBLICIDADE

Os Mistérios do Fogo

Emanuel Filartiga é promotor de Justiça em Mato Grosso
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A magia do texto é uma coisa além dele, não é ele mesmo. Às vezes, o que atrapalha escrever é ter de usar palavras.

Minha irmã pinta, na tela branca… Meu pai fazia esculturas, na madeira e na pedra. Meu irmão fala e diz com as pessoas.

Se eu pudesse escrever não usando palavras acho que acharia a magia da frase e poderia tentar explicar para você, Amigo Leitor, sobre o fogo que queima dentro de algumas pessoas. Para mais, um fogo que não tem jeito de se apagar, mesmo com toda água do mar.

Ocorre que às vezes a gente é chamado e não sabe bem como ir, mas vai…

Da onde vem essa força, essa magia que nos acorda, levanta e nos põe no meio da rua? (Fernando Brant)

Há pessoas que incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para elas sem pestanejar, disse Galeano, sem sentir a quentura da vida. Sorriem e continuam. Frustram-se com essa grande brincadeira que é a vida, e seguem, e encontram de novo a satisfação. Animam-se ordinariamente.

Uma delas me disse que o movimento é a força criadora. Outra disse que sempre aparece anjos para alegrar nossos pensamentos. Dizem que nada se faz sozinho, é preciso muita gente para mudar o mundo. E me disse ontem uma dessas: se é inatingível não é motivo para não querer.

Os mistérios do fogo eu vi em alguns professores de 20 anos de profissão, que estudam, preparam suas aulas e entram na sala, ensinam para muitos. Atentei em alguns policiais, que mesmo com falta de estrutura, mesmo às vezes massacrados, cumprem sua missão honrosamente. Naqueles que mesmo contra a correnteza continuam… com alegria.

Clarice lembra que a subida mais escarpada, e mais à mercê dos ventos, é sorrir de alegria.

Leitora Amiga, somos um monte de fogueirinhas e a chama não tem pavio.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Por que tantas mulheres se perdem em amores tóxicos?

Meu coração aperta. Dói. Para cada notícia de feminicídio –...

Brasil instável

Só quem não acompanha o noticiário deve estar tranquilo...

Emendas parlamentares: a política a serviço do cidadão

Nem todo mundo entende, exatamente, o que são as...

Carta aberta à população sinopense

Leia até o final e perceba o quanto o...