PUBLICIDADE

Pesquisa de abril mostra forte crescimento na intenção de consumo dos cuiabanos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A pesquisa que avalia a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá atingiu 77,1 pontos em abril, um forte crescimento de 4,3% sobre o mês anterior e de 10,7% no comparativo com igual período do ano passado. O levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), apresentou quarta alta consecutiva e se aproxima de índices pré-pandêmicos, como do registrado em abril de 2020, quando somava 80,8 pontos.

Entre os subíndices avaliados na capital, o IPF-MT constatou resultados positivos em todos, com destaque no indicador de Compra a Prazo (Acesso ao Crédito) e no Nível de Consumo Atual, com 6,5% e 6,4%, respectivamente. O indicador de Emprego Atual, que segue crescendo desde fevereiro, neste mês apresentou a menor variação de alta, ainda assim, o percentual dos entrevistados que disseram estar desempregados caiu de 12,9% em março para 11,2% em abril. O índice é menor ainda no comparativo com abril de 2021, quando atingia 15,7% dos entrevistados em Cuiabá.

O superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, confirmou o bom crescimento da pesquisa, reforçando a tendência de recuperação da economia e, consequentemente, de aumento no consumo a curto e médio prazo. “Com uma forte alta no mês, sendo a quarta consecutiva, e uma melhora considerável do índice se aproximando de patamares pré-pandêmico, a pesquisa demostra otimismo por boa parte da população, visto que o consumo está sendo estimulado, em razão do cenário positivo da economia”, explicou.

Quando comparado com o índice geral nacional, o subíndice que monitora a situação do emprego das famílias obteve maior aumento no período, com a capital apresentando menor expansão do seu índice. “Apesar de menor o crescimento observado na capital do estado, o que pode ser visto com preocupação, o índice geral da pesquisa em Cuiabá reflete o aumento na intenção de consumo das famílias para os próximos meses”.

Pelo lado pessimista, a pesquisa traz uma variação negativa para as famílias que recebem mais de 10 salários-mínimos, de -2,5% sobre o mês anterior, contabilizando, assim, 101,6 pontos. Com a queda, o índice atual se aproxima do registrado em abril do ano passado, quando somou 101,5 pontos naquele ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional...

Mato Grosso teve 19 mil demitidos a mais mês passado, aponta Caged; saldo anual positivo

Dados do cadastro geral de empregados e desempregados (Caged)...

Com recomposição de RGA, folha salarial de servidores de MT soma R$ 784 milhões

Os servidores públicos do Governo de Mato Grosso recebem,...
PUBLICIDADE