PUBLICIDADE

CPI do Leite vai ouvir produtores em dois municípios do Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Fablicio Rodrigues/assessoria)

A Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar possíveis infrações de ordem econômica na cadeia produtiva do leite e seus derivados se reunirá quinzenalmente, na Assembleia Legislativa, e também definiu reuniões em municípios. O Estado está entre os 10 maiores produtores de leite no Brasil e a CPI aponta inexistência de livre concorrência na relação entre as empresas de laticínio e os produtores de leite que “abusam de posição dominante com imposição unilateral de preço pós-fixado e a prática de truste – união de várias empresas em uma mesma organização, de modo a aumentar o poder e controle em um determinado setor”.

No Nortão as reuniões para ouvir os produtores de leites e demais pessoas serão em Terra Nova e Juara. O cronograma prevê encontros em Jaciara, Campinápolis, Confresa. As datas serão anunciadas.  “Hoje a região do Araguaia produz mais de 900 mil litros de leite, uma produção extremamente significativa. Temos uma cooperativa de leite extremamente forte ali no Médio Araguaia e também uma indústria de laticínio na região, então a produção do leite faz parte da cultura daquela região, mas os produtores não estão satisfeitos”, disse o deputado Gimenez, integrante da CPI.

Embora o prazo para encerramento da CPI seja de 180 dias, prorrogáveis por mais 180, o deputado Gilberto Cattani, que preside a comissão, afirmou que pretende concluir os trabalhos em tempo menor. “Nós temos pressa. Eu também sou um produtor de leite e sei das necessidades que temos”. “Uma CPI não pode ser usada com cunho político, não é esse o nosso objetivo. Nosso objetivo é realmente resolver e eu acredito que a gente não precisa de muito tempo para isso”, declarou, através da CPI.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça determina embargo imediato de obras em ponto turístico de Mato Grosso

A Justiça deferiu liminar nesta quinta-feira determinando o embargo...

Governador autoriza concurso com 80 vagas na Unemat com salários de até R$ 20 mil

O governador Mauro Mendes autorizou a realização de concurso...
PUBLICIDADE