PUBLICIDADE

Mauro sanciona lei que cria a política de Assistência Social de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O governador do Estado, Mauro Mendes, sancionou a lei que institui a Política Estadual de Assistência Social. A medida, publicada no Diário Oficial hoje, irá regulamentar as normas operacionais e gerenciais do Sistema Único de Assistência Social. A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania. da pasta da Setasc, Rosamaria Carvalho, destaca a importância da regulamentação da Política de Assistência Social e a organização do SUAS no Estado. “Essa Lei revela a sensibilidade e preocupação do governador Mauro Mendes com a Assistência Social e é um marco histórico para a Política de Assistência Social no Estado de Mato Grosso”.

Para a secretária da Saas, Leicy Vitório, a Lei legitima as ações socioassistenciais desenvolvidos e geridas pela secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania atendendo as pessoas e famílias mais vulneráveis e vai ao encontro dos anseios dos trabalhadores, gestores, conselheiros e usuários do SUAS. “Precisamos aprimorar a gestão, os serviços, programas e benefícios socioassistenciais para a garantia da proteção social”.

De acordo com a lei, a assistência social ocupa-se de prover proteção à vida, reduzir danos, prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais, independente de contribuição prévia, devendo ser financiada com recursos previstos no orçamento da Seguridade Social.

Cabe ao Estado, enquanto coordenador sub-regional da política de assistência social, atuar de forma articulada com os entes federados, observando as normas operacionais e os regulamentos do Sistema Único de Assistência Social, coordenando serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

No âmbito da Política Estadual de Assistência Social, o Estado é responsável por destinar recursos financeiros para os fundos municipais de assistência social, a título de participação no custeio do pagamento de benefícios eventuais, de acordo com critérios estabelecidos pelo Conselho Estadual de Assistência Social, apoiar técnica e financeiramente a gestão municipal para a execução de serviços, benefícios, programas e projetos socioassistenciais e cofinanciar, por meio de transferência obrigatória, automática e regular fundo a fundo, o aprimoramento da gestão e de investimentos, os serviços, os programas e os projetos socioassistenciais em âmbito regional e local entre outros.

O projeto é de autoria do deputado estadual Max Russi, foi amplamente discutido e acompanhado pela equipe da secretaria Adjunta de Assistência Social.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE