PUBLICIDADE

Prefeitura prepara ação em Sinop para fiscalizar e proibir queima de fogos no réveillon; multa de R$ 2,3 mil

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Só Notícias/arquivo)

A prefeitura confirmou, em nota ao Só Notícias, que a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está preparando ação para ‘cobrir’ os locais em que forem realizadas festas de réveillon, visando fiscalizar e proibir a queima de fogos de estampidos e de artifícios, bem como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso. A lei municipal para coibir a prática entrou em vigor em janeiro deste ano.

A legislação define que, além da queima, quem manusear ou soltar, em espaços públicos e privados, está sujeito a multa de 800 UR`s (mais de R$ 2,3 mil). A lei foi aprovada em abril de 2020, e à época foi apresentada emenda substitutiva, com tempo de readequação, e por isso entrou em vigor somente em 1º de janeiro.

De acordo com a nota, as “denúncias podem ser feitas pela população com comprovação por meio de vídeo ou registro fotográfico, em que mostra o infrator no ato da soltura, diretamente na secretaria de Meio Ambiente”. Também é possível denunciar através do WhatsApp, pelo telefone (66) 9.9651-2891.

Apesar da existência da legislação, a prefeitura salientou que sua formatação dificulta a execução. “Os fogos são instrumentos que levam segundos para aparecer e desaparecer, o que dificulta o flagrante por parte do fiscal”, bem como “nenhuma multa ou notificação pode ser realizada sem a devida comprovação do flagrante do crime cometido”.

Além de fiscalizar os locais com festas, a pasta “fará notificação de todas as empresas que comercializam esse tipo de material, com a finalidade de reduzir o número de fogos com estampidos”.

No texto da lei, é definido que em caso de reincidência, em período igual ou inferior a 60 dias, o montante da penalidade será dobrado. Os recursos provenientes das multas aplicadas serão destinados ao Fundo Ambiental do Município.

Além dos canais destacados pela secretaria, em seu texto a legislação ainda estabelece que denúncias podem ser feitas através de ligação para o telefone 190 da Polícia Militar, 153 da Guarda Civil, ou site da ouvidoria da prefeitura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE