PUBLICIDADE

Sinop: associação diz que empresas podem ‘recuperar’ parte de ICMs pago há 4 anos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Kelvin Ramirez)

As empresas enquadradas na tributação de lucro real e presumido em Sinop poderão recuperar o valor pago indevidamente desde 2017. O benefício aos empresários concedido após a Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) impetrar mandado de segurança para exclusão do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de base do cálculo do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para Financiamento de Seguridade Social (COFINS).

A diretora da ACES, Jéssica Kmita, disse que muitas empresas fizeram “pagamento de imposto sobre outro imposto. Na prática quando o empresário faz uma emissão de nota fiscal, já vem incluído o valor que ele pagou de ICMS que é o imposto devido ao Estado e quando a União vai fazer o cálculo do PIS e do COFINS eles acabam calculando o valor do ICMS junto”. O valor ‘resgatado’ varia de uma empresa para outra considerando o montante pago.

Ela esclareceu que a decisão ainda cabe recurso mas mostrou otimismo com a decisão, já que o Supremo Tribunal Federal indicou que recuperar parte do ICMS pago é adequada. “É uma decisão que cabe recurso, mas em maio desse ano o Supremo Tribunal Federal já firmou o posicionamento que a exclusão do ICMS é devida. Como é um mandado de segurança, no ano que vem já pode ser compensado o crédito. Então, hoje já pode parar de pagar, e no ano que vem conforme trâmite da justiça vai poder fazer toda a recuperação dó crédito que pagou desde 2017”.

O diretor da ACES, Ronaldo Carneiro, alertou sobre o desconhecimento de empresas com esse benefício e comemorou a ação que vem para ajudar as empresas locais. “É prestigiar os empresários de Sinop que estão enquadrado no lucro real e presumido, com objetivo de resgatar isso de forma isolada. Cada empresa acaba desconhecendo e considerando que estamos falando de um pouco mais de 4 anos, a partir de 2017, e movendo essa ação em conjunto para apoiar os empresários de Sinop, a associação fez frente e viabilizou essa ação que está em andamento para beneficiar os empresários enquadrados nesses dois formatos de impostos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Turista faz registro impressionante de onça Patrícia saltando no Pantanal; vídeo

O turista britânico Braydan Harrison registrou imagens exuberantes de...

Sorriso lidera ranking de exportações no Estado; R$ 9,45 bilhões

Indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 9,5% dos...

Frota de veículos cresce em Sinop, Sorriso, Lucas e Mutum e se aproxima de 400 mil

Relatório do último trimestre da 19ª Circunscrição Regional de...

Loja do Artesanato de MT movimentou R$ 80 mil em negócios

A Loja do Artesanato de Mato Grosso, iniciativa da...
PUBLICIDADE