sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Ferrovia possibilitará o crescimento da industrialização na região metropolitana de Cuiabá, avalia Botelho

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Mauricio Barbant/arquivo)

O deputado estadual Eduardo Botelho, primeiro secretário da Assembleia Legislativa, afirmou que a construção da 1ª Ferrovia Estadual vai possibilitar o crescimento da industrialização na região metropolitana de Cuiabá, por meio da implantação de um terminal na capital, cujas obras já são consideradas a realização de um “sonho”. “A baixada cuiabana tem vocação para a agricultura familiar, para força de trabalho e esperamos a industrialização para gerar emprego e renda para nosso povo. Se Deus quiser essa ferrovia vai alavancar a economia da baixada cuiabana e de todo o Estado”, disse.

O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá tem previsão de conclusão de obras e o respectivo funcionamento já no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028. Para construir os 730 quilômetros de trilhos, terminais de cargas e cerca de 60 pontes, a empresa vencedora da chamada pública, definida pelo governador Mauro Mendes, terá investimento de R$ 11 bilhões e, quando concluída, a ferrovia vai se conectar à malha nacional até o porto de Santos (SP).

A previsão é de que esse terminal em Cuiabá possibilite a interligação e o escoamento da produção no bairro Distrito Industrial, que tem 250 empresas de diferentes ramos instaladas. Ao menos 26 municípios que estão às margens do traçado da ferrovia serão beneficiados diretamente com a implantação da malha ferroviária.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE