PUBLICIDADE

TRE institui programa de valorização e incentivo à participação feminina em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Justiça Eleitoral instituiu o programa de Valorização e Incentivo à Participação Institucional Feminina com objetivo de garantir a equidade de gênero nas ações realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, sua gestão, e ainda incentivar a sociedade a debater a temática. O programa foi instituído pela resolução, que foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça, ontem. “É importante promover espaços de igualdade entre homens e mulheres. Em nosso Tribunal teremos uma comissão permanente para estudar e propor ações concretas que visam eliminar qualquer tipo de discriminação contra a mulher e atuar de forma preventiva para impedir que ela aconteça. Estamos seguindo um dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”, destacou o presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

Entre as ações com foco maior na sociedade está o levantamento de dados relativos à participação das mulheres na política mato-grossense, envolvendo o número de eleitas, dados do processo eleitoral, registros de candidaturas deferidos ou indeferidos, prestações de contas aprovadas ou não é seus motivos, e representatividade dentro dos partidos políticos.

O normativo instituiu ainda, a Comissão Gestora de Políticas de Gênero, que irá atuar para o aumento do percentual de mulheres na titularidade dos cargos de chefia e assessoramento na Justiça Eleitoral, e na formação de redes de cooperação com outros Regionais, o Tribunal Superior Eleitoral e outros órgãos da administração pública, para ampliar a divulgação das ações de conscientização sobre o tema da igualdade de gênero.

“O trabalho da comissão será focado no levantamento de dados para construção de cenários. É necessário quantificar a questão de gênero em nossa sociedade, mas fazer isso de forma profunda, onde seja possível identificar quais pontos precisam ser mudados para que a igualdade aconteça. É uma vitória para o Tribunal Regional Eleitoral ter aprovado este Programa de Valorização e Incentivo à Participação Institucional Feminina”, avaliou a presidente da comissão que realizou os trabalhos prévios da Participação Feminina no TRE, Cristiane Kimura.

O plano de ação aprovado prevê também a intensificação de ações para a prevenção e combate às ocorrências de assédio, violência ou discriminação da mulher no ambiente interno de trabalho; promoção de ações periódicas de monitoramento do clima organizacional e desenvolvimento de políticas de governança, educação corporativa e conscientização sobre o tema equidade de gênero para magistrados e servidores; inclusão da promoção da equidade de gênero como parte do planejamento estratégico do próximo sexênio; e melhoria das condições de estrutura física e ações afirmativas para valorização das lactantes e adotantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE