PUBLICIDADE

Sinop: Corpo de Bombeiros promove curso de brigadista em parceria com Sindusmad e prefeitura

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Sinop, em parceria com o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) e a prefeitura, através da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promoveu o curso de brigadistas florestal com o objetivo de capacitar pessoas para atuar em princípios de incêndios florestais e rural.  A preparação teve duração de dois dias (quinta e sexta-feiras).

O curso contou com a participação de 21 inscritos, entre funcionários de madeireiras e os brigadistas da secretaria. O período proibitivo de queimadas nas áreas rurais inicia no dia 1 de julho e segue até 30 de outubro. Na zona urbana é proibido o ano todo.

“A formação de brigadista florestal teve como conteúdo a teoria básica de incêndios florestais, técnicas de combate ao fogo, técnicas de prevenção, construção de aceiros, noções de primeiros socorros, materiais e equipamentos de combate e organização de brigadas para proporcionar conhecimento e aumentar a eficiência na primeira resposta ao incêndio, pois sabemos que todo grande incêndio começa com pequenas faíscas”, explicou o comandante regional e coronel do Corpo de Bombeiros Giovani Eggers.

O presidente do Sindusmad, Wilson José Volkweis, ressaltou a importância da parceria entre as instituições para atender com mais eficiência os atendimentos em caso de ocorrência de focos de incêndios.

“Esta época do ano é muito crítica porque é um período de seca. Temos que intensificar os cuidados ainda mais nesta pandemia que estamos vivendo, a fumaça vai piorar a situação. Vamos iniciar uma campanha de divulgação com banners, cartazes, outdoor, para conscientizar a tomar cuidado e não provocar focos de incêndios. Esta parceria tem que se fortalecer e envolver outras entidades e empresas. As vagas disponíveis foram ofertadas aos funcionários das empresas se capacitarem para lidar numa situação de incêndio. A intenção é ofertar este curso todos os anos para que possa capacitar o máximo de pessoas possível”.

Para a secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann Franke, com a redução do número de incêndios nas madeireiras, lotes urbanos e em propriedades rurais, vai proporcionar melhor qualidade do ar e diminuição de doenças respiratórias.

“É uma preocupação com a questão da qualidade do ar uma vez que evitando a poluição também gera uma melhoria na saúde pública da população. As queimadas causam problemas respiratórios na comunidade principalmente, em idosos e crianças por conta do tempo seco e da baixa umidade no ar que somados a fumaça ocasiona o agravamento destas doenças.  Fazendo a preservação e cuidando do meio ambiente é também cuidar dos cidadãos e da saúde pública”, completou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comitiva de Mato Grosso apresenta propostas em conferência nacional de meio ambiente

Mato Grosso está participando da 5ª Conferência Nacional do...

Campanha de vacinação será sábado em Sinop

A secretaria de Saúde realizará no próximo sábado (10),...

Prazo para regularizar situação eleitoral termina dia 19

Os eleitores de todo o país que estão com...
PUBLICIDADE