quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Prefeita cita dívidas em Mato Grosso e reduz próprio salário, de secretários e comissionados 

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeita de Jaciara, Andréia Wagner (PSB), assinou um decreto reduzindo em 20% o próprio salário, da vice-prefeita, de secretários e comissionados. O documento também foi assinado pelo secretário de Administração e Finanças, Alexandre Russi, que explicou que o município herdou uma dívida no valor de R$ 27 milhões de outra gestão e, em razão disso, amarga prejuízos. Segundo ele, do total devido, R$ 4 milhões já foram pagos.

Medidas de economia também foram aplicadas, no entanto, Andréia ressalta que ainda é necessário fazer novos ajustes para tirar Jaciara do vermelho sem precisar demitir funcionários. A arrecadação da cidade, conforme a gestora, é insuficiente para arcar com as despesas fixas do município.

“Foi a forma que encontramos após muitos estudos e reuniões com o nosso secretariado. As auditorias também apontam para esse caminho. Não é uma situação confortável para ninguém, porém, pior que reduzir é demitir e todo mundo precisa trabalhar para garantir seu sustento. Queremos tranquilizar todos os colaboradores de que essa medida é temporária e logo tudo voltará à estabilidade”, destacou a prefeita.

Trecho do decreto, diz que “as medidas apresentadas visam melhor adequar essas situações à realidade econômica-financeira de Jaciara, sem prejuízo da prestação de serviços perante a coletividade”. A medida tem como base a Constituição Federal, que trata das medidas a serem tomadas pelo gestor público para adequação das despesas a um limite máximo com gastos de pessoal que é de 54%.

Segundo Alexandre, o município ultrapassou os limites integral e prudencial estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em relação aos gastos com pessoal que atingiram os percentuais de 64,35%. “Medidas como contenção de gastos do Poder Executivo Municipal e outras providências são algumas ações para vislumbrarmos mais adiante um equilíbrio fiscal”, diz o secretário.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Jaciara, o decreto passa a valer a partir de 1º de julho e ficará em vigor até 31 de dezembro deste ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE