PUBLICIDADE

Custeio da safra de soja em Mato Grosso sobe 2,4%

PUBLICIDADE
Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou dados de custo de produção da soja GMO para a safra 2021/22 em Mato Grosso, relativas a maio. Mesmo com a desvalorização mensal do dólar, a comercialização adiantada dos insumos pautou um aumento nos preços dos produtos agrícolas, mês passado, ante o mês anterior. Com isso, houve uma alta de 2,43% no custeio de soja no comparativo mensal, estimado em R$ 2.785,73/hectare.

“Um dos principais aumentos entre os componentes do custeio foi o preço dos insumos, em especial o do 00.18.18, que obteve uma valorização de 20,10%, ante a abril e de cerca de 50% no comparativo anual. Somado a isso, as sementes de soja também registraram valorização de 4,80%, no mesmo período, motivada pela forte demanda”, acrescenta o IMEA.

“Por fim, mesmo com a alta nos preços, a relação de troca entre a paridade março do ano que vem e os custos com insumos continua favorável ao produtor, estimada em 17,62 saca/hectare, percentual 24,08% inferior a maio do ano passado”, conclui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Soja disponível em Mato Grosso fecha o ano com queda de 3,3% no preço

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou, há...

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...
PUBLICIDADE