terça-feira, 7/maio/2024
PUBLICIDADE

Radares eletrônicos em Sinop param de aplicar multas e começam ser desligados

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (fotos: assessoria)

As equipes da prefeitura começaram, esta manhã, a fazer o desligamento dos equipamentos de fiscalização eletrônica, que expediam multas, em ruas e avenidas de Sinop. A aplicação de penalidades foi encerrada a partir de meia noite deste sábado. A remoção dos aparelhos deve iniciar na próxima segunda-feira.

A prefeitura ainda não divulgou balanço da quantidade de multas e valor arrecadado durante os quase dois anos de funcionamento dos equipamentos. O investimento do executivo foi de R$ 8,7 milhões, em parcelas mensais de R$ 362,9 mil.

Para substituição, a prefeitura definiu sonorizadores, um dispositivo físico que consiste em ranhuras ou pequenas ondulações ‘impressas’ no asfalto com o objetivo de provocar trepidação e ruído na passagem de veículos. A implantação dos sonorizadores foi finalizada no último mês, em 11 locais.

Alguns foram instalados na avenida Dom Henrique Froehlich (em frente ao cemitério), avenida das Itaúbas, avenida Joaquim Socreppa e nos cruzamentos da avenida das Sibipirunas com avenida Júlio Campos; avenida dos Jacarandás com avenida Júlio Campos; avenida André Maggi com rua dos Papagaios; avenida dos Ingás com rua dos Cajueiros; avenida das Figueiras com rua Joaquim Aleixo; rua das Orquídeas com rua dos Agapantos; avenida dos Tarumãs com rua das Avencas e, rua das Avencas com rua das Juçaras.

O dispositivo tem a mesma função do controlador eletrônico (radares), que é manter a velocidade das vias, mas sem aplicação de multas. Atualmente, a velocidade permitida é de 60 quilômetros nas avenidas (exceto a Júlio Campos, que é 40 km), e 40 km nas demais vias. Estes limites não serão alterados.

No termo de referência do contrato, consta que há equipamentos que fiscalizam a parada sobre a faixa de pedestre e avanço semafórico em cruzamentos, como da avenida Júlio Campos com Sibipirunas, Jacarandás, além das ruas das Orquídeas e Primaveras. Também foram instaladas câmeras específicas em diversos pontos.

Os equipamentos que registram excesso de velocidade – e expedem multas – estão instalados André Maggi (na lateral do cemitério), Ingás (próximo à rua dos Cajueiros), Alexandre Ferronato (próximo ao Grande Templo), Figueiras (próximo à ponte no Jardim Delta), Bruno Martini (ao lado na Unemat) Joaquim Socreppa (proximidades da avenida das Sibipirunas), Itaúbas, Tarumãs, Júlio Campos, Jacarandás, rua das Orquídeas (próximo a Escola Municipal Sadão Watanabe) e na rua das Avencas (próximo a rua Juçaras).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso nomeia 32 fiscais aprovados no concurso da Sefaz

Os 32 aprovados no concurso para Fiscal de Tributos...

Carros ficam danificados após colisão em Colíder

O Fiat Siena e Cronos, ambos brancos, se envolveram...

Morre no hospital em Sinop motociclista ferido em acidente

Diego Santos Nascimento, de 43 anos, morreu, ontem à...
PUBLICIDADE