PUBLICIDADE

Cacique Raoni será tema de documentário com diretor belga

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digital (foto: assessoria)

O líder do Xingu, cacique Raoni Metuktire, será tema do documentário Raoni, do diretor belga Jean-Pierre Dutilleux, com roteiro do brasileiro Alexandre Bouchet. O diretor ficou famoso por fazer um documentário sobre o líder indígena na década de 1970, que chegou a ser indicado ao Oscar de melhor documentário.

A produção é da Globo Filmes e foi anunciada esta semana. O filme acompanha a jornada do líder caiapó em um barco dentro do Parque do Xingu. A viagem é recheada de recordações, histórias dos ancestrais e memórias dos primeiros contatos com o homem branco e a luta pela preservação do parque.

Cacique Raoni ficou conhecido internacionalmente em 1989, quando liderou uma campanha mundial pela demarcação de terras indígenas no Brasil, tendo ao seu lado nomes como o cantor inglês Sting. Uma de suas marcas registradas é o labret, disco de madeira que utiliza no lábio inferior, que tem significado cerimonial entre os caiapós e é utilizado tradicionalmente por chefes de guerra e os grandes oradores das tribos.

No ano passado, conforme Só Notícias já informou, o cacique foi indicado ao prêmio Nobel da Paz 2020. No entanto, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) acabou sendo o vencedor. 

Também em 2020, Raoni ficou internado uma semana em Sinop, após ser infectado pelo coronavírus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aposta de Lucas do Rio Verde ganha mais de R$ 52 mil na loteria

O apostador de Lucas do Rio Verde acertou, ontem,...

Sinop: carro bate em outro na BR-163 e quase cai em vala

O carro (marca e modelo não identificados) caiu parcialmente,...
PUBLICIDADE