PUBLICIDADE

Lei é sancionada em Mato Grosso e ENERGISA fica proibida de cortar energia das pessoas com baixa renda

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso sancionou a lei 11.339, que proíbe o corte no fornecimento de energia elétrica dos consumidores de baixa renda, no período de 90 dias, e o contribuinte terá o direto de parcelar, em até 10 vezes, o pagamento das contas acumuladas, incluindo as subsequentes, nas agências da concessionária ou pelo cartão de crédito.

O presidente Max Russi acredita que a lei, depois de regulamentada, trará alívio a muitas famílias, principalmente àquelas que foram duramente afetadas pelos efeitos das medidas restritivas de combate à pandemia. “Essas são pautas que trazem um pouco de alívio a essas pessoas e precisam ser exploradas no Parlamento, para que possamos construir políticas públicas que tragam benefícios a quem passa por tanta dificuldade, ainda mais neste momento que estamos vivendo”, avalia.

A promulgação ocorreu após os deputados derrubarem o veto governamental.  A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa também já havia encaminhado à mesa diretora da Assembleia uma proposta para que fosse derrubado o veto do governo. O documento teve por base as decisões do Supremo Tribunal Federal favoráveis aos legisladores estaduais.

No início de abril, por maioria de votos, o plenário do STF manteve a validade de regra da Lei estadual 1.389/2020, de Roraima, que proíbe o corte de energia elétrica por falta de pagamento, enquanto perdurar o estado de emergência decorrente da pandemia de Covid-19. A matéria foi objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade 6432, julgada improcedente.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério abre diálogo com indígenas sobre impactos de ferrovia em Mato Grosso

O Ministério dos Transportes promoveu, nesta segunda-feira, reunião com...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE