PUBLICIDADE

Governo de MT lamenta veto da Anvisa a vacina Sputnik V contra Covid e documentação será reapresentada

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O governo de Mato Grosso lamentou, há pouco, a decisão tomada, ontem à noite, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que negou o pedido feito por Mato Grosso e mais 13 Estados para importação da vacina russa Sputnik V, contra Covid. “A vacina já está sendo utilizada em 62 países ao redor do planeta. A legislação brasileira, por meio da Lei 14.124/2021, estabelece o rito automático de aprovação  quando uma vacina encontrar-se apta em pelo menos uma das 11 principais agências reguladoras internacionais. A Sputnik V já está aprovada em três dessas agências e lamentamos que a Anvisa não tenha adotado esse procedimento previsto na lei brasileira”, aponta o governo mato-grossense que havia firmado acordo para comprar 1,2 milhão de doses e a previsão era que a primeira remessa chegaria esta semana.

“Representantes dos consórcios do Norte e do Nordeste, dos quais Mato Grosso se aliou para realizar a compra dos imunizantes, já entraram em contato com o Instituto Gamaleya, com a agência reguladora russa e com o Ministério da Saúde da Rússia. Os três órgãos confirmaram que os documentos solicitados pela Anvisa encontram-se no processo encaminhado à referida agência. Independente disso, essa documentação será reapresentada à Anvisa, juntamente de uma solução para cada questionamento, conforme os critérios internacionais de saúde”, acrescenta o governo estadual.

“Neste momento, um grupo de técnicos ligados aos Estados compradores, juntamente com a assessoria da agência reguladora russa, o ministério da Saúde da Rússia e um comitê científico brasileiro estão trabalhando para reapresentar todas as informações solicitadas pela Anvisa”, conclui a nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE