PUBLICIDADE

Associação aponta que mortes por Covid em março representam 56% das vítimas por doenças em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O mês de março foi o mês em que a pandemia causou o maior impacto no Estado, segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil. Foram 1.293 óbitos registrados por Covid, que representaram 56% de todas as 2.166 mortes oficializadas. O levantamento foi divulgado, hoje, pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais

O número de óbitos por Covid, que no auge da 1ª onda, em julho do ano passado, chegou a representar 36,6% dos óbitos por causas naturais no Estado, já havia dado sinais de que estava voltando a crescer em janeiro, representando 32,6% dos óbitos por doenças, mantendo uma curva de crescimento contínuo em fevereiro (33,8%). Ao atingir 56% das mortes por doenças em Mato Grosso, a Covid quase dobra seu impacto no total dos óbitos naturais em relação a fevereiro passado, até então o mês mais mortal.

De acordo com presidente da Arpen, André Luís Bispo, o trabalho pode auxiliar em estratégias para que a crise melhore. “O levantamento feito pelos Cartórios demonstra o crescente registros de óbitos, o que demonstra a necessidade em realizar ações que possam inibir essa crise”.

Outro número impactante da pandemia em Mato Grosso se refere à comparação entre o número de nascimentos e os óbitos registrados nos Cartórios. Nascem em média, 2,9 mil crianças a mais do que a quantidade de óbitos registrados ao mês – caiu para 2.038 mil nascimentos, chegando a uma redução de quase 500 em relação à média histórica, e a 30% dos cerca de 3,5 mil registrados nos meses desde o início da pandemia.

A queda acontece mesmo em meio a uma “reação” das gestações no mês de março, que registrou um total de 4.584 nascimentos, 4% a mais do que fevereiro. No entanto, O aumento no número de óbitos, que chegou a 2.546 em março, impediu à volta do crescimento vegetativo da população médio no Estado.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretarias fazem teste de plataforma de telemedicina em Lucas do Rio Verde

Servidores da secretaria municipal de Saúde de Lucas do...

Hemocentro de MT atende quase 600 pacientes com a doença falciforme 

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de...

Peixoto ampliará atendimentos na saúde com três novas ambulâncias

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (196 quilômetros de...

Mutirão em hospital de MT terá 29 cirurgias para moradores de nove cidades

O Hospital Metropolitano, mantido pela secretaria estadual de Saúde...
PUBLICIDADE