PUBLICIDADE

Agentes de administração fazendária vão atuar nos postos fiscais em Mato Grosso 

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O governo de Mato Grosso aumentou o efetivo de fiscalização nos postos fiscais do estado, incluindo os agentes de administração fazendária. As novas atribuições estão na lei que integrou os agentes no Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da secretaria de Fazenda, otimizando a prestação dos serviços tributários.

Agora, os agentes estão aptos a realizar atendimentos nas agências fazendárias, decidir processos e procedimentos de cadastros, alterações cadastrais, reativação, de baixas ou paralisação temporária de inscrições estaduais. Além disso, estão autorizados a executar regimes ou sistemas especiais de fiscalização e controle da arrecadação, podendo promover averiguação nas bases de informações fazendárias, reter documentos, bens ou mercadorias a serem utilizados no processo de fiscalização e controle das operações.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes de Administração Fazendária, Manoel de Jesus Sombra Teixeira, o reconhecimento da categoria é uma reivindicação antiga. “Lutamos há 27 anos por nossos direitos. Hoje estamos trabalhando nos locais condizentes com nossas atribuições, dentro das agências fazendárias e dos postos fiscais, o que irá traduzir em incrementar a arrecadação de impostos”, afirmou Sombra.

Os agentes de administração também poderão participar de ações e atividades técnicas tributárias e se manifestar em processos administrativos tributários decorrentes do desempenho de suas atribuições.

Mesmo com a alteração na lei que estabelece as novas atribuições e garantias, o presidente do sindicato alega que ainda existem, por parte de alguns servidores, atos discriminatórios contra a categoria. “Nossos associados têm relatado atos de retaliação e denúncias de perseguição pontuais dentro da estrutura da Secretaria, mas temos tratado os casos pontualmente para não afetar os trabalhos. Temos o apoio do secretário e demais adjuntos para exercermos nossas funções”.

Com mais servidores, o presidente explicou que alguns postos precisam passar por reformas estruturais para garantir boas condições de trabalho e oferecer melhor atendimento à população. Outra sugestão do presidente é a regionalização das escalas dos servidores, evitando viagens longas e garantindo economia para a gestão pública.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE