PUBLICIDADE

Prefeitos no Nortão elogiam Mauro e aprovam medidas para enfrentamento da Covid

PUBLICIDADE
Só Notícias/Editoria (foto: Christiano Antonucci/assessoria/arquivo)

O prefeito de Guarantã do Norte, Erico Stevan, elogiou as diversas medidas anunciadas, quarta-feira, pelo governador Mauro Mendes para intensificar o enfrentamento a Covid, ampliando a estrutura de hospitais e unidades de saúde com mais 160 leitos de UTIs, 160 UTIs home care, 500 leitos clínicos e fazendo repasses financeiros mensais para prefeituras.

Guarantã, próximo a divisa com o Pará, passa a ter 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo que “vão atender toda a região porque somos polo regional. Estamos viabilizando toda a estrutura e investimos só esta semana R$ 1 milhão para ter as UTIs. Nosso hospital é de pequeno porte mas com a estrutura que montamos acreditamos que de 15 a 20 dias estejam funcionando essas unidades. Faltavam 4 respiradores que foram comprados, os monitores já chegaram”, disse, ao Só Notícias.

Erico afirmou que “o governador é grande parceiro” e “fomos pegos de surpresa, de forma positiva, pelo com anúncio que o Estado pagará os repasses atrasados (do setor de saúde dos programas da atenção básica de 2016, 2017 e 2018, da gestão passada para todas as prefeituras)”, acrescentou o prefeito, que também está atuando, provisoriamente, como ‘secretário interino de saúde’.

O prefeito de Lucas, Miguel Vaz, avaliou ao Só Notícias, que são medidas muito positivas, de mais atenção com a situação atual da pandemia e o Estado tomou “decisão de extrema importância de oferta de serviços, leitos e a distribuição de recursos”. “Aprovo e apoio as medidas”. “O Hospital São Lucas é filantrópico, e estamos verificando a disponibilidade de ter mais 5 leitos de enfermaria. “Há cerca de 30 dias, Lucas do Rio Verde credenciou 10 leitos de UTIs. Havia aqui alguns monitores, respiradores e a quantidade que faltava para completar os 10 leitos foram comprados com recursos da fundação e da prefeitura e o governo do Estado tem apoiado financeiramente (custeio das diárias de internação)”.

Miguel avaliou que, no momento, no município “a nossa situação (de casos positivos novos) é bem controlada. Fizemos mais ações mais preventivas, no pronto atendimento municipal, com acompanhamento das pessoas e com objetivo de reduzir que sejam internados em enfermarias ou UTIs”, acrescentou.

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, considerou importante as medidas e avaliou que “precisamos somar forças neste momento, e toda ajuda sempre é bem vinda”.  Ele agradeceu ao “governador por não ter aplicado medidas mais duras de fechamento, isso prejudica muito a população. Precisamos muito de ajuda, os hospitais estão lotados em todo o Estado e até fora dele e fechar ainda mais o comércio não vai resolver, temos que encontrar solução, atendimento para a população. Nós estamos trabalhando, ampliando os leitos da UPA, ampliando atendimento, e a maior dificuldade tem sido encontrar profissionais de saúde”.

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, considera que “é uma medida interessante, houve a movimentação de todos os municípios naquilo que poderia ajudar para conseguir viabilizar esses novos leitos”. Em Nova Mutum, há poucos dias, prefeitura, câmara e governo estadual viabilizaram mais 5 leitos ampliando para 35 a quantidade de leitos de UTIs Covid. Anteriormente, o governo colocou em funcionamento 30 UTIs no hospital regional de Mutum que estão com pacientes de diversas cidades da região.

Ontem à tarde, o governador Mauro Mendes anunciou 3 linhas de créditos, totalizando R$ 55 milhões, para restaurantes, bares, empresas de eventos e microempreendedores, um dos segmentos mais impactados negativamente no momento por conta que não podem funcionar a partir das 19h para evitar aglomerações e riscos de aumentar contágio da doença. O Estado também está prorrogando o pagamento do ICMs do setor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TRE confirma mutirão eleitoral em Matupá para próxima semana

A 33ª Zona Eleitoral realizará um mutirão de atendimento...

Assembleia ouve diretor da ANEEL sobre renovação da concessão de energia para Energisa

Os deputados da Comissão Especial da Assembleia Legislativa que...

Cantora mato-grossense ‘vira’ quatro cadeiras no The Voice Brasil

A mato-grossense Nataly Jovió ganhou os corações dos jurados...

Prefeita decreta estado de calamidade pública por crise da água em Várzea Grande

A prefeitura de Várzea Grande, decretou, esta manhã, estado...
PUBLICIDADE