quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá tem 1ª queda em cinco meses, diz pesquisa

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A pesquisa deste mês que monitora a Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá apresentou primeira queda, de 0,9%, depois de cinco meses de alta, atingindo 72,8 pontos. O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, explica que o resultado na capital está 0,3 ponto percentual maior que a média nacional e que, “assim como no país, a população cuiabana e mato-grossense continua cautelosa para o consumo, especialmente diante das incertezas econômicas”, disse o presidente.

A crise provocada pelo Coronavírus tem feito a pesquisa apresentar resultados negativos no comparativo com o período pré-pandemia, que chegou a 11,6% sobre fevereiro passado (82,3 pontos). O recuo dos indicadores também ocorreu nas famílias com renda de até 10 salários mínimos e para as que recebem acima disso.

Wenceslau analisa que as famílias da maior cidade de Mato Grosso têm uma percepção do mercado de trabalho de segurança em relação a manutenção do emprego, diferente se comparado a longo prazo, que registrou uma variação negativa até maior que a média nacional. “Na prospecção para o consumo futuro, a pesquisa apresentou um recuo, de 0,3%, por parte das famílias cuiabanas”.

O indicador do consumo atual teve uma variação positiva de 1,9% e o de perspectiva de consumo 0,3%. No entanto, é constatada desaceleração da inflação entre as classes de renda muito baixa e média alta, no início desse ano.

A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo , em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 511 funcionários e em Nova Mutum 63

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 511 vagas de...

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...
PUBLICIDADE