PUBLICIDADE

Jayme Campos propõe que INSS aceite atestados particulares para conceder benefícios

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Waldemir Barreto/Agência Senado/arquivo)

O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) pode ter que passar a aceitar atestados médicos particulares para permitir a concessão dos benefícios de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez. A proposta é do senador Jayme Campos (DEM), foi apresentada ontem em plenário e vai começar tramitação nas comissões do Senado assim que for designada. A intenção do parlamentar é agilizar a concessão dos benefícios.

Jayme Campos criticou o INSS e acusou o órgão de não tratar seus segurados com dignidade, principalmente por causa das enormes filas, das agências fechadas, da falta de pessoal e do sistema informatizado falho.

De acordo com o senador, o apoio de médicos particulares será uma solução para estes problemas e deve adotada nos casos em que o INSS não for capaz de decidir sobre a concessão desses benefícios previdenciários em até 30 dias.

O projeto também prevê solução para os aposentados e pensionistas que precisam fazer anualmente a prova de vida do INSS. O senador Jayme Campos propõe que o atendimento seja feito via telemedicina ou domiciliar em casos de pessoas idosas ou com dificuldade para locomoção.

“Sugerimos ainda a revisão no sistema de informação utilizado na rotina do INSS e no fluxo de atendimento nas agências, com a diminuição de exigência para a concessão de benefícios e a modernização digital na gestão de processos”, explicou. (Com informações da Agência Senado)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avança projeto de deputado de MT que condiciona desapropriação para reforma agrária

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural...

Justiça aprova criação de nova zona eleitoral em Sinop

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...
PUBLICIDADE