PUBLICIDADE

Ministério Público denuncia prefeito em Mato Grosso por uso indevido de maquinários da prefeitura

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco Criminal) da Ministério Público do Estado encaminhou, ontem, ao judiciário denúncia criminal contra o prefeito de Planalto da Serra (259 quilômetros de Cuiabá), Dênio Peixoto Ribeiro por crime de responsabilidade por ter utilizado indevidamente maquinário e serviços públicos em proveito próprio. A pena prevista para este tipo de crime é de dois a 12 anos de reclusão.

Dênio é acusado de utilizar trator do município e uma caminhonete, que havia sido alugada pela prefeitura para serviços particulares, numa fazenda nos dias 28 e 29 de dezembro do ano passado. O imóvel foi arrendado ao prefeito pelo período de 2010 a 2022 para atividades agrícola e pecuária. Segundo o Ministério Público, durante a investigação foi constatado que o gestor também utilizou óleo diesel e mão de obra de prestador de serviços contratado pelo município.

Na denúncia, o Procurador de Justiça Domingos Sávio de Barros Arruda explica que existe uma lei municipal em Planalto da Serra que regulamenta a cessão de maquinário público para a prestação de serviços a particulares, mas esclarece que, no caso específico, a utilização do trator na Fazenda Castelo do Sonho não foi amparada por aquele diploma legislativo.

Para a cessão dos maquinários, a lei estabelece ao particular interessado a obrigatoriedade de apresentação de requerimento perante o Protocolo Geral da Prefeitura que, na sequência, é encaminhado à Secretaria Municipal de Obras para deliberação. Além disso, a norma prevê que o custo com o combustível consumido pelo maquinário seja arcado pelo particular, mediante recolhimento da tarifa através de guia de recolhimento municipal no prazo de 10 dias de antecedência da data prevista para a execução dos serviços, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ex-governador de Mato Grosso diz que aliados levaram “nocaute” com prisão de Bolsonaro

Presidente de honra do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em...

Lançada licitação para construir túnel em rodovia entre Cuiabá e Chapada; R$ 54 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...

Governo de MT paga servidores e injeta mais de R$ 800 milhões na economia

Os servidores públicos do governo de Mato Grosso recebem...
PUBLICIDADE