quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Assembleia retoma sessões e votação de incentivos fiscais em MT ainda segue pendente

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria/arquivo)

A Assembleia Legislativa retomou os trabalhos após duas semanas de paralisação para que os parlamentares pudessem se dedicar à campanha eleitoral que terminou no domingo com a escolha de prefeitos, vereadores e de um senador. O principal desafio da liderança do governo, neste momento, é acelerar a votação do Projeto de Lei 937/2020, que renova 64 convênios de incentivos fiscais sobre o ICMS já aprovados no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Destes, explicou o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (DEM), alguns já estão vencidos desde 31 de outubro e precisam da autorização legislativa para continuarem em vigor, daí a justificativa para o governador Mauro Mendes (DEM), requisitar a tramitação em regime de urgência. A matéria já foi lida em plenário no dia 28 de outubro e ainda não passou pelas comissões. A intenção é que a primeira votação seja feita nesta semana, isso se não houver pedido de vistas ao projeto, o que é provável diante do grande número de incentivos que precisam ser renovados.

Mesmo com o final das eleições, a Assembleia Legislativa não retornou ao calendário de sessões, com um encontro na terça, dois na quarta e outro na quinta-feira. As sessões continuam concentradas nas quartas-feiras em virtude da deficiência do sistema de ar condicionado que não atende à demanda em Cuiabá.

Como a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) já aprovou, esta manhã, a dispensa de pauta e o pedido de urgência para a votação, a Mesa Diretora da Assembleia já pautou a matéria para primeira votação amanhã.

A maior parte da isenção de ICMS que precisa ser renovada está ligada à saúde e pesquisa, como importação de insumos para industrialização de medicamentos, importação de remédios de alto custo, modernização de instituições públicas de ensino e de pesquisas, como a Embrapa, e aquisição de importados por entidades voluntárias. Em meio a isso tem a renovação do convênio beneficia a aquisição de aeronaves.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE