PUBLICIDADE

Projeto da Unemat é aprovado no CNPq para pesquisas e avaliações climáticas, mudanças ambientais no Estado

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: divulgação/arquivo)

O projeto Transição Cerrado-Amazônia (Peld-Tran), que estuda a transição entre os dois maiores biomas brasileiros há mais de 10 anos, foi aprovado na última seleção do edital nacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre mais de 200 projetos submetidos. A nova proposta tem como coordenador o professor Ben Hur Marimon Junior e como vice-coordenadora a professora Celice Alexandre Silva, ambos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Nova Xavantina, está entre as 36 aprovadas com recursos em todo o país. Cerca de R$ 700 mil garantirão o custeio e o financiamento de equipamentos e bolsas para a continuidade das pesquisas e avaliações climáticas, mudanças ambientais e dinâmica da vegetação ao longo de mais de 3 mil km da transição Amazônia-Cerrado, em Mato Grosso e no sul do Pará.

Esses estudos já produziram grandes resultados ao longo de uma década e foram publicados como artigos científicos em importantes revistas nacionais e internacionais, além de garantirem parcerias e convênios com universidades do Brasil, da Inglaterra e dos Estados Unidos. Durante estes 10 anos de existência, o projeto foi desenvolvido sob a coordenação da professora da Unemat, Beatriz Schwantes Marimon.

O Programa Ecológico de Longa Duração (Peld) é o único programa permanente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e financia projetos de pesquisa de longo prazo. A cada quatro anos, os projetos Peld são renovados via nova submissão de proposta. O Peld de Nova Xavantina teve sua primeira etapa aprovada há 10 anos e mais duas etapas se seguiram até este ano. Com a aprovação da nova proposta “Transição Cerrado-Floresta Amazônica: bases ecológicas e socioambientais para a conservação – Etapa IV”, o projeto terá sua execução garantida até 2024, quando completará 14 anos de atividades.

O Programa Ecológico de Longa Duração consiste em uma rede nacional de pesquisas de longo prazo, que visa compreender, organizar e consolidar os conhecimentos sobre a composição, funcionamento e mudanças dos ecossistemas brasileiros. A principal meta é gerar conhecimento e desenvolver ferramentas para avaliar a diversidade biológica, integrando grupos de pesquisa por meio da troca e sistematização de informações. Os sítios Peld têm papel destacado na formação de recursos humanos especializados, nível de pós-graduação, principalmente, constituindo polos de nucleação de grupos de pesquisa.

Participarão da nova etapa cinco professores de universidades da Inglaterra Exeter, Leeds e Oxford, dois professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), um da Universidade de Brasília (UnB), uma jornalista da Fundação Amazônia  Sustentável (FAS) e 26 professores e alunos da Unemat dos câmpus de Nova Xavantina, Alta Floresta, Cáceres, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra.

A informação é da assessoria da Unemat.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério abre 3,1 mil vagas para programa Mais Médicos

Os médicos interessados em aderir ao programa Mais Médicos...

Carro pega fogo em Lucas do Rio Verde e condutor sai ileso

O incêndio num Ford Escort cinza ocorreu, hoje de...

Ventilador explode e inicia incêndio em residência de Lucas do Rio Verde

Uma casa de alvenaria foi danificada pelas chamas, hoje...
PUBLICIDADE