sábado, 15/junho/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso pode contar com soluções espaciais para auxiliar produção industrial

PUBLICIDADE
Só Notícias

O uso de tecnologias espaciais pode ser um grande aliado para a indústria mato-grossense, sobretudo para enfrentar o desafio de conectividade. Este foi um dos temas da reunião do presidente da Federação das Indústria de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Gustavo de Oliveira, com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, e dirigentes. A agência é uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e a visita institucional abre caminho para novas parcerias que podem beneficiar a indústria mato-grossense. A comitiva veio a Cuiabá conhecer as demandas relacionadas a tecnologia, conectividade, monitoramento do clima entre outros, além de oferecer soluções para Mato Grosso.

“A dimensão territorial de Mato Grosso é muito extensa, e a questão de conectividade é um grande desafio para nós, sobretudo para a agroindústria. A AEB pode ser uma grande parceira neste sentido”, destaca Gustavo de Oliveira. A  expertise da agência na área de serviços meteorológicos para monitorar riscos climáticos também pode contribuir muito com o desenvolvimento da indústria estadual.

O presidente da agência acrescenta que “sistemas espaciais podem enriquecer informações sobre financiamento de safras e riscos meteorológicos, além de dar mais segurança, não só para o produtor, mas também para o financiador”.

A comitiva da AEB também se reuniu com a equipe a equipe da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e conheceram alguns experimentos da “Carreta MT Ciência” como os biomas de Mato Grosso, a preservação da natureza, além de experimentos de biologia, física e química. O baú da carreta é um laboratório de ciência e tecnologia, que possui uma sala um escritório, além de duas tendas externas armadas para abrigar o acervo de novidades científicas e tecnológicas.

Segundo Carlos Moura, até o próximo mês a equipe da Agência Espacial Brasileira deverá apresentar ao governo do Estado projetos e iniciativas para ajudar a solucionar as demandas colhidas durante as visitas presenciais e videoconferências, informa a assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop tem quase 3 mil novas empresas em 5 meses

Sinop ganhou 2.975 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Empresas de Colíder contratam 41 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias de Colíder iniciam a semana ofertando...

Empresas em Lucas do Rio Verde contratam 76 novos funcionários

Empresas e indústrias de Lucas do Rio Verde ofertam...
PUBLICIDADE