segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretária diz que fogo consumiu 20% do Pantanal e que foco é preservar biodiversidade e vidas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria/arquivo)

A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, disse, sexta-feira, em Sinop, que as queimadas já consumiram mais de 20% da área do Pantanal em Mato Grosso e que o fogo se espalhou para todo o estado, causando uma morte de pessoa em Cáceres e um número incontável de animais. Segundo a titular da Sema, todas as estratégias de controle que antes funcionavam são aplicadas neste ano, o emprego de forças federais existe, mas a ausência de chuva por mais de quatro meses tirou a situação de controle.

A prioridade agora, de acordo Mauren, é concentrar esforços em para preservar os ambientes com maior diversidade de flora e fauna, a vida humana e o patrimônio das pessoas. “É importante registrar que o Estado vem sinalizando que nós passamos por um ano atípico. Nós tivemos reforço desde o início do período da força nacional, do Exército, o fato é que nós chegamos numa condição climática de mais de 120 dias que tornou esse Estado de calamidade exigindo que a gente fizesse a reprodução do decreto de calamidade pela somatória de fatores”, justificou.

Mauren admite que o estrago pode estar subdimensionado e que a conta não atinge outras regiões de Mato Grosso, como Chapada dos Guimarães, a Amazônica e a do Araguaia, que também ardem em chamas. “Ainda estamos estudando como trabalhar no levantamento dos impactos. Temos as universidades conosco, a Embrapa, e objetivo hoje é controlar os incêndios para depois a gente trabalhar nas medidas mitigadoras para reduzir o impacto no Pantanal”.

Conforme Só Notícias informou, o ministério de Justiça e Segurança vai enviar agentes das forças de segurança nacional para ajudar o governo de Mato Grosso no combate aos incêndios florestais, já nesta semana, a pedido do governador Mauro Mendes. A informação foi confirmada ao secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, pelo secretário especial adjunto da secretaria de Assuntos Federativos da presidência da República, Júlio Alexandre.

“O governador solicitou essa ajuda já na última segunda-feira, para contribuir no combate a esse grande incêndio que está ocorrendo não só na região do pantanal, mas em todo o estado de Mato Grosso”, afirmou Carvalho, durante vistoria realizada por diversas autoridades na região do Pantanal, neste sábado. Ele acrescentou que ainda não há informações sobre o número de combatentes e qual a estrutura que será disponibilizada em Mato Grosso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE