PUBLICIDADE

Senado aprova comissão para acompanhar queimadas no Pantanal em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Senado aprovou a criação de uma comissão especial que vai acompanhar a situação do bioma do pantanal, em Mato Grosso, que está sendo devastado por incêndios florestais há mais de 60 dias. A comissão de senadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul deve visitar a região na próxima semana. Eles devem conversar com moradores, empresários, ongs e brigadistas voluntários para identificar quais as medidas que podem ser tomadas para conter as chamas e  recuperar a fauna e a flora, além das atividades econômicas, incluindo o turismo e, principalmente, elaborar estratégias para que a situação não volte a se repetir em anos futuros. A criação da comissão especial foi proposta pelo senador Wellington Fagundes (PL), que é membro da Comissão de Meio Ambiente do Senado.

Segundo dados do Inpe, pelo menos 2,5 milhões de hectares já foram consumidos pelas chamas desde o início do ano. “O pantanal é hoje o mais afetado pelas queimadas”, avalia o senador, que cita o bioma como uma das mais importantes reservas da biosfera do mundo, que atrai milhares de visitantes todos os anos para apreciar a fauna e a flora.

Atualmente, os maiores focos de incêndios estão na região de Porto Jofre, onde está o Parque Estadual Encontro das Águas, considerado o melhor lugar de observação de onças do mundo. O trabalho de combate às chamas envolve 110 agentes públicos (Corpo de Bombeiros, forças armadas, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Ibama e ICMBio, além de 200 brigadistas voluntários e proprietários rurais da região.

Conforme Só Notícias já informou, ontem, Corpo de Bombeiros iniciou o teste com uso de retardantes para controlar os incêndios florestais com objetivo de reforçar os mecanismos de combate às queimadas. A estratégia foi testada numa fazenda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE