PUBLICIDADE

Promulgação de emenda do Fundeb permanente deve aumentar 50% recursos para MT

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

Parlamentares de Mato Grosso classificaram como histórica a promulgação da Emenda Constitucional 108, que amplia o alcance e torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O ato foi ontem em sessão solene no plenário do Senado, com a participação de parlamentares pessoalmente e pela internet. A expectativa é que os repasses para Mato Grosso investir na área aumentem em 50% nos próximos seis anos.

O senador Wellington Fagundes (PL), presente na sessão, usou a tribuna para agradecer pela promulgação. Emocionado, disse que encara a educação como um “compromisso familiar”, já que é filho de analfabeto que formou sete filhos, entre eles várias professoras. “O Fundeb, renovado nesta PEC, representa em si um instrumento viável para a solução do que o Brasil tanto precisa. E quem conhece o interior do Brasil, como nós de Mato Grosso, podemos dizer com mais convicção ainda, o quanto este recurso é fundamental para a educação, já que os investimentos em nosso estado deverão crescer em 50% nos próximos seis anos”

A deputada federal Rosa Neide (PT) é professora, foi vice-presidente da Comissão Especial da Câmara que analisou a Proposta de Emenda Constitucional em mais de 150 reuniões e foi uma das poucas parlamentares que teve emenda incorporada ao texto. “Nossa emenda, feita em parceria com o deputado Waldenor Pereira (PT-BA), garantiu a inclusão no novo Fundo do Custo Aluno Qualidade. O CAC garantirá, a partir de 2021, o financiamento mínimo por aluno necessário para a consolidação de um padrão nacional de qualidade ao ensino público”, ressaltou.

Rosa Neide contabilizou que em 2019 o Fundeb redistribuiu aos estados e municípios cerca de R$ 167 bilhões, dos quais R$ 17 bilhões saíram do governo federal. Com a Emenda 108, a participação da União aumentará gradativamente de 10% para 23% nos próximos seis anos. “Esses recursos vão garantir mais investimentos especialmente em creches, pois a emenda constitucional promulgada garante que 40% dos recursos destinados a investimentos sejam aplicados em educação infantil”, completou.

O senador Jayme Campos disse ter sido “um grande orgulho”  lembrou que “o Fundeb é de 2007 e sua vigência se encerraria no fim deste ano. Ele introduziu um modelo de distribuição de recursos que leva em conta as matrículas efetivadas pelas redes municipais e estaduais, o que faz com que o recurso chegue onde o aluno está”.

Jayme enfatizou que, além do aumento progressivo do investimento federal, a conquista “preserva os recursos dos programas de alimentação escolar, livro didático e transporte escolar e valoriza a formação dos professores”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE