PUBLICIDADE

Mato Grosso deixa de ser maior produtor de girassol; pragas e falta de água derrubam produtividade

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

Mato Grosso deixou de ser o maior produtor de girassol do país. Nesta safra (2019/2020), segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a queda foi de 36,7% em relação à temporada anterior e a produção foi de 38,4 mil toneladas. Goiás, que produziu 42,8 mil toneladas, assumiu a dianteira na produção da cultura no país.

Os produtores mato-grossenses, que já finalizaram a colheita, também destinaram uma área menor para o cultivo, nesta safra. No total, houve queda de 33,7% na área plantada, que foi de 25,2 mil hectares. A avaliação da Conab é de que o “aquecimento do mercado do milho tem inibido a alocação de áreas” para a cultura do girassol, que ainda é dependente de uma indústria “próxima para processamento”.

Parte dos produtores que apostaram no plantio do girassol ainda teve problemas, segundo a Conab. Com uma queda de 4,6% em relação à safra anterior, Mato Grosso registrou uma produtividade média de 1.523 quilos por hectare.

“O clima verificado na principal região produtora, a parcela oeste do Estado, não foi favorável à cultura devido à escassez hídrica, a ponto de comprometer a produtividade média dessa. Além disso, em relação à incidência de pragas, houve a presença de grilos, provocando danos econômicos para alguns produtores”, explicou a Conab.

No Brasil, é prevista a produção de 85,2 mil toneladas de girassol nesta safra. Além de Mato Grosso e Goiás, também há plantios em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço do óleo e farelo da soja sobem em Mato Grosso

O preço do óleo de soja teve alta de...

Demanda de milho em Mato Grosso para este mês cai, aponta estimativa

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) projetou, este...

Campanha de atualização de estoque de rebanhos termina na próxima semana em MT

Os produtores rurais de Mato Grosso precisam ficar atentos...
PUBLICIDADE