PUBLICIDADE

Secretários de Meio Ambiente de Mato Grosso e mais 6 estados se unem contra desmatamento ilegal

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Mayke Toscano/assessoria)

Os secretários Israel Milani, do Acre; Robério Nobre, do Amapá; Eduardo Taveira, do Amazonas; Diego Rolim, do Maranhão; Mauren Lazzaretti, de Mato Grosso; Mauro O’de Almeida, do Pará; Ionilson Sampaio, de Roraima e Renato Jaime, de Tocantins, se reuniram para expor à plateia virtual as ações em curso para combater o desmatamento ilegal e outros ilícitos ambientais na maior floresta tropical do mundo. Desde ações de comando e controle, programas de valorização da floresta em pé e estabelecimento de parcerias internacionais, cada um dos gestores explicou a estratégia para conter degradação ambiental face aos problemas causados pela Covid-19

A gestora da secretaria de Estado de Meio Ambiente em Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, pontuou que com o investimento feito em tecnologia para monitorar diariamente e com alta resolução espacial todos os 900 mil km² permitiu ao Estado chegar aos pontos de desmatamento com a ação ainda em curso, evitando o prosseguimento do dano. A estratégia resultou, até o momento, na aplicação de R$ 486 milhões em multas por crimes contra a flora.

Por meio da tecnologia, além da fiscalização em hot spot, a Sema também envia e-mails para todos os alertas de desmatamento, cujos dados cadastrais constam nos sistemas do órgão e realiza ligações telefônicas notificando o infrator a cessar a atividade. Outra novidade na atuação da Sema é a retirada imediata do maquinário utilizado para a prática ilegal, descapitalizando o infrator.

Desde o início da ação, já foram apreendidos 132 equipamentos, dentre eles 60 tratores de pneu e 32 tratores do tipo esteira. A retirada é feita por serviço de caminhão prancha contratado com recursos do Programa REM Mato Grosso, parceria feita com os governos da Alemanha e Reino Unido que premia Estados pioneiros na redução do desmatamento.

“Por determinação do governador Mauro Mendes, estamos trabalhando em duas frentes. Uma delas é execução do Plano de Ações para Combate aos Desmatamento e Exploração Florestal Ilegais e Incêndios Florestais e a outra, o fortalecimento das cadeias produtivas lícitas. Então, além das ações de comando e controle aqui apresentadas, também estamos realizando um amplo trabalho de eficiência no Licenciamento Ambiental e no Cadastro Ambiental Rural”, explicou a gestora que também preside o grupo de secretários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: nova edição do “prefeitura em ação” será sábado com atendimentos gratuitos

Mais uma edição do mutirão intersetorial “Prefeitura em Ação”...

Pesquisa revela aumento de brasileiros que usam sites de apostas

Pesquisa realizada pelo PoderData, ligado ao portal Poder360, apontou...

Sinop: sorteados prêmios da campanha Deu a Louca no Comércio

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Sinop,...
PUBLICIDADE