PUBLICIDADE

Chapas que concorrem à presidência da Assembleia devem ser registradas hoje

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Ronaldo Mazza/arquivo)

Os deputados estaduais que pretendem disputar vaga na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2021/2022 devem efetivar a inscrição da chapa ainda nesta segunda-feira. A nominata, que precisa ser completa e ter sete nomes, deve ser entregue por escrito no gabinete da presidência durante todo o dia de hoje. O prazo de inscrição é improrrogável, segundo o rito pré-definido para o pleito que será realizado na quarta-feira (10) às 9h no plenário das deliberações.

O rito definiu que o voto será secreto em sessão on line com a presença permanente, apenas, do presidente, vice-presidente e 1º secretário, que vão dirigir a sessão. Os demais parlamentares devem assistir à sessão dos seus gabinetes e comparecer ao local de votação apenas quando forem chamados. Os parlamentares devem usar máscaras faciais e manter distanciamento de, no mínimo, um metro e meio das demais pessoas presentes no recinto.

“Como a sessão é remota, a recomendação é que cada deputado fique em seu gabinete, e conforme o presidente for chamar o deputado por nome, de cada bancada, para dirigir ao Plenário e votar. Ele pode permanecer em Plenário, mantendo o distanciamento mínimo de 1,5m. Não tem nenhuma limitação, apenas recomendações”, afirmou o consultor legislativo da mesa diretora e ex-deputado José Domingos Fraga.

A eleição vai renovar, ou prorrogar por mais dois anos, os cargos de presidente, um 1º e um 2º secretários, um 1º e um 2º vice-presidentes e um 3º e um 4º secretários. Tradicionalmente a eleição da Mesa Diretora da Assembleia era realizada em setembro, mas este ano foi antecipada, após aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), para atender a um pedido da vice-presidente Janaína Riva (MDB), que está gestante e que em setembro não teria condições de disputar o pleito.

Os eleitos assumem os cargos no dia 1º de fevereiro do ano que vem. Conforme Só Notícias já informou, poucas mudanças devem ser efetivadas. O atual presidente, Eduardo Botelho (DEM), demonstra ter a preferência da maioria para permanecer no cargo e o atual 1º secretário, Max Russi (PSB) leva vantagem sobre Janaína para permanecer secretariando o legislativo. Janaína teria aceitado permanecer como vice-presidente apostando numa possível saída de Botelho para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Servidores aprovam estado de greve em Cuiabá; prefeito diz que busca consenso

Os servidores da saúde de Cuiabá aprovaram hoje o...

TCE julga esta semana contas de municípios do Nortão

Com 16 contas anuais de governo referentes ao exercício...
PUBLICIDADE