PUBLICIDADE

Ministério Público recomenda à prefeitura no Nortão que alunos não sejam obrigados a frequentar aulas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou à prefeitura de Vera (90 quilômetros de Sinop) o distanciamento social de servidores do grupo de risco nas escolas e a não-obrigatoriedade de alunos frequentarem aulas presenciais durante pandemia do Novo Coronavírus. A notificação recomendatória foi encaminhada ao prefeito Moacir Luiz Giacomelli, e à secretária municipal de Educação, Cecília Gabriela Moraes, nesta quinta-feira.

A recomendação foi expedida em razão da publicação de um decreto assinado no último dia 5, que determinou retorno parcial das atividades escolares no município a partir de 18 de maio, prevendo duas situações que, segundo o MPE, contrariam as medidas de distanciamento social seletivo. São elas: a dispensa da frequência presencial apenas aos servidores inseridos no grupo de risco que comprovadamente se apresentarem descompensados em suas doenças e ausência de disponibilidade de material de estudo em casa (atividades não-presenciais).

O promotor de Justiça Willian Oguido Ogama então recomendou o “distanciamento social, nas atividades presenciais, dos servidores maiores de 60 anos e de pessoas que possuem doenças crônicas, independentemente de ‘estarem descompensados em suas doenças’”, bem como que seja possibilitado o “acesso de material de estudo em casa (atividades não-presenciais), sem prejuízo ao processo de aprendizagem, aos alunos que assim desejarem, durante o período da pandemia”.

Além do decreto municipal, o promotor de Justiça considerou que “na Regional de Saúde Teles Pires, que engloba o Município de Vera, o coeficiente de Incidência (Incidência de Covid-19 por 1 milhão de habitantes), no último dia 4, era de 94,95, sendo a ameaça classificada como de risco muito alta e o coeficiente de letalidade de 9,8%”. Willian Oguido Ogama considerou também que dos 13 óbitos de casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso, 11 atestaram comorbidades e/ou eram do grupo de risco: hipertensão, diabetes, cardiopatia e obesidade.

A prefeitura tem 24 horas para responder à recomendação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE