PUBLICIDADE

Governo esclarece que R$ 124 milhões são do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e não do Estado

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O governo do Estado esclareceu, hoje, que o valor de R$ 124 milhões que consta no Diário Oficial ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso não pertence ao governo. É  do Fundo de Apoio ao Judiciário (Funajuris), não passou pelos cofres do Estado e sempre esteve depositado na conta do tribunal.

A polêmica surgiu porque, para que o recurso fosse utilizado pelo Tribunal de Justiça, era necessária a publicação no Diário Oficial do Estado, que foi feita em edição extra na quarta-feira (25), informa a secretaria adjunta de Comunicação.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, explicou que o crédito suplementar não estava na conta do Governo, uma vez se tratar de um fundo próprio do tribunal, mas a liberação para que o Judiciário utilize os recursos deve ocorrer pelo Poder Executivo. “É uma formalidade necessária, determinada pela Constituição Federal, porque esse dinheiro não é do Estado. Esses recursos, em geral, são provenientes de taxas judiciárias, custas judiciais e do Foro Extrajudicial, além de uma quota do ITCM [Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos] e quem define como serão utilizados é o próprio Tribunal de Justiça”, detalhou.

De acordo com a publicação do diário oficial, os recursos serão utilizados em manutenção, transporte, serviços de informática e gerais, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores barram projeto que criaria ‘pista do grau’ em Sinop

Os parlamentares rejeitaram, na sessão de ontem, projeto de...

STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia...
PUBLICIDADE