PUBLICIDADE

Secretaria de Fazenda lança boletim com dados sobre momento econômico de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) lançou o boletim econômico, apresentando as principais variáveis macroeconômicas do Estado e do país. O boletim é uma inciativa para divulgar estudos relacionados à gestão e política fiscal, avaliando os riscos fiscais e a arrecadação de Mato Grosso. Ele será disponibilizado mensalmente, podendo ser acessado no site do órgão.

O documento mostrará a evolução da conjuntura econômica, dos principais indicadores utilizados nas projeções do orçamento e de acompanhamento da gestão fiscal como, por exemplo, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é parâmetro da Emenda Constitucional nº 81/217, que instituiu o teto de gastos em Mato Grosso. A variação dos índices Geral de Preço-Disponibilidade Interna (IGP-DI) e Geral de Preços de Mercado (IGP-M) também é apresentada no boletim.

Em relação aos parâmetros regionais, o boletim traz informações que possibilitam a vinda de novos investidores para o Estado como, por exemplo, a perspectiva do comércio, do emprego e do rendimento. Nas próximas edições, o documento trará novas variáveis regionais, como o Produto Interno Bruto (PIB) e indicadores do comércio varejista.

O Boletim Econômico foi elaborado com base nas expectativas de mercado, disponíveis no site do Banco Central do Brasil (Bacen), e estimado pelos analistas da Unidade de Estudos e Política Fiscal (UEPF-Sefaz).

Rogério de Oliveira e Sá, chefe da UEPF explica que essas previsões já são acompanhadas pelas Secretaria há algum tempo. “Estas previsões são realizadas pela Secretaria de Fazenda há algum tempo. Sentimos a necessidade de colocar em prática a divulgação para a sociedade com a possibilidade de incrementar uma política fiscal no Estado, diante do plano fiscal, para o mercado e para o consumo interno, pois, boa parte das operações de crédito do Estado são rastreadas nestes indicadores”, afirma ele.

De acordo com Rogério Oliveira, a intenção do Boletim Econômico é ajudar a indicar formas de manter o Estado equilibrado, e eficiente. “Para isto tem que fazer uma boa gestão fiscal, manter o equilíbrio entre receita e despesas”, explica.

A Unidade de Estudos e Política Fiscal (UEPF) é um setor criado recentemente pela Secretaria de Fazenda com o objetivo de acompanhar as informações políticas fiscais, portanto precisa estar antenada as possíveis oscilações nas despesas e nas receitas do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...

Motorista é hospitalizado após carreta tombar na BR-163 em Nova Mutum

O acidente com a carreta Scania 420 branca foi,...

Empresas de Lucas do Rio Verde ofertam vagas para assistentes, supervisores, pedreiros e mais setores

Empresas no município estão contratando 69 colaboradores, com auxílio...
PUBLICIDADE