quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Reforma tributária e pacto federativo são prioridades, diz senador Jayme Campos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Geraldo Magela)

O senador Jayme Campos (DEM) disse nesta terça-feira em Plenário que a reforma tributária e o pacto federativo são os maiores desafios que o Senado terá em 2020 para contribuir com a modernização do país e gerar empregos. O senador citou informações do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) que revelam os efeitos positivos que a aprovação da reforma tributária pode proporcionar, como a geração de no mínimo 2 milhões de empregos ao ano. Segundo o CCiF, o produto interno bruto (PIB) poderia subir 10% em 15 anos com a aprovação da reforma.

Jayme Campos defendeu ainda discussão do pacto federativo. Para ele, não é justo que se concentrem nos cofres da União 63% dos recursos oriundos da cobrança de tributos, enquanto estados e municípios sofrem com a falta de dinheiro para fazer frente as suas obrigações.

“Há poucos dias, o governo federal deu 12% de aumento no piso salarial dos professores. Somos favoráveis. Só que ele não pensou nos municípios. Em torno de 50% dos municípios brasileiros não têm condições financeiras de aplicar 12% em relação ao salário dos servidores da educação. Todos merecem, e o governo tem a obrigação de fazer a descentralização dos recursos federais para os municípios e estados brasileiros”, defendeu.

Jayme Campos apontou ainda outras propostas que devem ser analisadas no ano, como a reforma administrativa, o Marco Legal do Saneamento, a autonomia do Banco Central e o pacote anticrime.

O senador também cobrou do ministro da Economia, Paulo Guedes, o cumprimento da promessa de liberar para Mato Grosso R$1 bilhão, referente ao Fundo de Auxílio às Exportações (Fex). Trata-se de uma compensação devida pela União aos estados que, por causa da Lei Kandir, isentam do ICMS as exportações de produtos primários e semielaborados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE