PUBLICIDADE

Quatro deputados de Mato Grosso ajudam ‘derrubar’ decisão do STF que afastava colega por corrupção

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: arquivo/Agência Câmara)

Quatro deputados de Mato Grosso votaram, ontem à noite, para manter o deputado José Wilson Santiago (PTB-PB) no mandato contrariando decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, que afastou o parlamentar nordestino em dezembro por causa de denúncias que apontam participação em crimes de corrupção passiva e organização criminosa por supostamente ter desviado recursos destinados à construção da adutora Capivara, no Sertão da Paraíba.

O parecer da comissão da Câmara que analisou o caso recomendou pela rejeição da decisão do STF e foi acompanhado por 233 votos que mantiveram Santiago no cargo. 170 parlamentares votaram para manter o afastamento do colega, 101 não compareceram e um deputado não votou. Para manter o paraibano afastado, eram necessários 257 votos contra o parecer.

De Mato Grosso, o deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB) defendeu o colega de partido e foi acompanhado por Juarez Costa e Carlos Bezerra, ambos do MDB, e pela deputada Rosa Neide (PT).

Os únicos de Mato Grosso que votaram seguindo a decisão do STF para afastar o parlamentar paraibano foram os deputados Leonardo Albuquerque (SD) e Nelson Barbudo (PSL).

José Medeiros (Podemos), afastado por atestado médico, e Neri Geller (PP), não compareceram à votação.

Com a votação, Santiago será reintegrado, mas continuará a responder a um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara. Desde 2017, após um entendimento do STF, a palavra final sobre o afastamento de algum parlamentar determinada pelo judiciário cabe ao parlamento.

Santiago foi denunciado pela Procuradoria Geral da República pelos supostos crimes de corrupção passiva e organização criminosa e que ganharam destaque nacional em reportagem do Fantástico em dezembro. À época, o deputado negou as acusações, disse estar “tranquilo” e que respeitaria a decisão.

Como cada um votou:

Para manter no cargo – Emanuel Pinheiro Neto (PTB), Juarez Costa (MDB), Carlos Bezerra (MDB) e Rosa Neide (PT

Para afastar: Dr. Leonardo (SD) e Nelson Barbudo (PSL)

Ausentes: Neri Geller (PP) e José Medeiros (Podemos)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo do Estado para implantar “Hospital de Amor” em Mato Grosso

Em duas sessões extraordinárias nesta quarta-feira, os deputados aprovaram,...

Prazo para regularizar situação eleitoral termina dia 19

Os eleitores de todo o país que estão com...
PUBLICIDADE