PUBLICIDADE

TRE homologa revisão do eleitorado de municípios no Médio Norte; mais de 3 mil  títulos serão cancelados

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

As revisões do eleitorado com coleta biométrica dos municípios de Nova Olímpia e Itanhangá (região Médio Norte) e Figueirópolis D’Oeste foram homologadas pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso na sessão plenária, na última sexta-feira. A decisão resultará no cancelamento de 3.475 títulos eleitorais.

Em Nova Olímpia a revisão foi conduzida pelo juízo da 19ª Zona Eleitoral, com sede em Tangará da Serra, no período de 25 de julho a 25 de outubro de 2019. Dos 11.114 eleitores regularmente cadastrados no município, 8.523 fizeram ac coleta biométrica, enquanto 2.088 não atenderam à convocação e, portanto, terão os títulos cancelados.

Já no município de Itanhangá a revisão aconteceu de 26 de setembro a 19 de novembro de 2019. Ao todo, 3.256 eleitores compareceram ao posto de atendimento e 780 não fizeram o cadastramento. Todo o procedimento foi conduzido pelo juízo da 21ª Zona Eleitoral, situada em Lucas do Rio Verde.

No caso de Figueirópolis D’Oeste a revisão foi realizada no período de 09 de outubro a 22 de novembro de 2019. No município 2.310 eleitores coletaram a biometria, enquanto 607 não atenderam à convocação. A condução da revisão ficou a cargo da 41ª Zona Eleitoral, situada em Araputanga.

O eleitor inscrito no município onde ocorre a revisão é obrigado a comparecer ao posto de atendimento para revisar os dados com coleta de dados biométricos. Quem não atende a convocação, dentro do prazo estabelecido, tem o título cancelado e sofre restrições no exercício de diversos direitos, além de correr o risco de ter o CPF suspenso.

“A validade e eficácia dos trabalhos foram chancelados pelo Ministério Público Eleitoral, que enfatizou a efetiva publicidade e divulgação do recadastramento ao eleitorado interessado, razão pela qual, em harmonia com o Parquet, e com fundamento no art. 23, II, da Resolução TRE/MT nº 2.295/2019, voto pela homologação da revisão do eleitorado dos municípios de Vila Rica,”, ressaltou o corregedor regional eleitoral, desembargador Sebastião Barbosa Farias, responsável pela relatoria dos processos.

Assim que ocorrer o trânsito em julgado da decisão proferida pelo Pleno, os autos deverão ser encaminhados à Corregedoria Regional, que fará, no prazo de 5 dias, o registro da data de homologação da revisão do eleitorado no Sistema da Justiça Eleitoral (ELO). Após, o processo será encaminhado ao Juízo Eleitoral de origem providenciará, no prazo de 3 dias, o cancelamento das inscrições eleitorais no ELO.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista fica ferido após bater em monte de britas em Sorriso

Um homem ficou ferido esta noite após sofrer um...

Justiça proíbe contratação de servidores temporários em cidade de Mato Grosso

A Justiça julgou parcialmente procedente ação movida pelo Ministério...

Colisão entre carro e motoniveladora deixa um ferido em avenida de Sorriso

Um acidente envolvendo um Fiat Bravo branco, com placas...
PUBLICIDADE