PUBLICIDADE

Governo publica lei que incentiva inovação, ciência e tecnologia em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias

O governo do Estado publicou, ontem, a lei complementar 650 dos  incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica em ambiente produtivo. A nova legislação busca alcançar autonomia tecnológica, capacitação e desenvolvimento científico e tecnológico em Mato Grosso. “Entre os benefícios da nova legislação estão a melhoria da relação entre as universidades públicas e privadas com as empresas e a simplificação dos procedimentos de gestão financeira, compras, contratação, incluindo importação para atividades de CT&I [Ciência, Tecnologia e Inovação], bem como segurança jurídica para os setores”, explica o gestor da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato.

A mudança prevê também descentralização regional das atividades; a promoção da competitividade empresarial no mercado nacional e internacional; o incentivo à constituição de ambientes favoráveis à inovação e às atividades de transferência de tecnologia; a promoção e continuidade dos processos de formação e capacitação científica e tecnológica; a atratividade dos instrumentos de fomento e de crédito, e a simplificação de procedimentos para a gestão de projetos.

A proposta foi elaborada pelo grupo de trabalho criado pelo Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenado pela Seciteci e composto por representantes das instituições: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat), Universidade de Mato Grosso (Unemat), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-mt), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Federação das Indústrias no Estado (Fiemt), Controladoria Geral Do Estado (CGE) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Secitec, Lecticia Figueiredo Oliveira, avalia que, com a nova lei, as instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) de direito público deverão instituir sua política de inovação, proporcionando, entre outros aspectos, maior interação entre as ICTs e o setor empresarial do estado. “A promulgação da lei é um grande avanço para Mato Grosso, pois as áreas de ciência, tecnologia e inovação são estratégicas para o desenvolvimento do estado”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moradores de Sinop encontram sucuri atravessando estrada no Nortão

Um grupo de moradores de Sinop encontrou uma sucuri...

Nova Mutum é tri campeã estadual na Olimpíada Brasileira de Robótica

Nova Mutum competiu na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)...

Bombeiros combatem incêndios em Sinop, Alta Floresta e mais cidades do Nortão

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT)...
PUBLICIDADE