PUBLICIDADE

Praça em Sinop terá nome de pioneiro no plantio e pesquisa de soja em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Vereadores aprovaram, há pouco, por unanimidade em 1ª e única votação, o projeto de lei que homenageará um dos pioneiros no plantio e na pesquisa de soja em Mato Grosso, Munefumi Matsubara, que faleceu em setembro, aos 81 anos. O texto do projeto prevê transformar em praça municipal a quadra 25 do bairro Jardim Maringá, que agora, passará a se chamar ‘praça municipal Munefumi Matsubara’. Ele também ajudou a arborizar a praça no bairro onde residia.

A votação foi acompanhada pelos familiares. O projeto, de autoria dos vereadores Hedvaldo Costa, Luciano Chitolina e Remídio Kuntz, deve ser sancionado pela prefeita Rosana Martinelli.

Conforme Só Notícias já informou, “seu Muni’, como era chamado, foi o primeiro a viabilizar o plantio de soja abaixo do Paralelo 13, no Médio Norte, na sua fazenda Progresso, em Sorriso, investindo cerca de US$ 1 milhão em pesquisas para buscar a viabilidade no plantio. E deu certo. Em uma área de 3.600 hectares, na safra de 1977/78 a produtividade alcançou 15 sacas/hectare com a cultivar UFV-1.

Ao completar 40 anos, em 2013, a Embrapa, reconheceu o pioneirismo de Munefumi e ele lembrou o início de seu trabalho. “Em 1972, aqui era um grande ponto de interrogação. Ainda não existia agricultura tropical. Quando esta região começou a se desenvolver, não existia tecnologia nenhuma”, descreveu o pioneiro que também enalteceu a grande importância “das pesquisas da Embrapa viabilizaram todo o plantio da soja”.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Michele Bolsonaro participará de encontro com lideranças em Sorriso

A ex-primeira dama Michele Bolsonaro (PL), cogitada para ser...

TRE confirma mutirão eleitoral em Matupá para próxima semana

A 33ª Zona Eleitoral realizará um mutirão de atendimento...

Assembleia ouve diretor da ANEEL sobre renovação da concessão de energia para Energisa

Os deputados da Comissão Especial da Assembleia Legislativa que...
PUBLICIDADE