PUBLICIDADE

Embrapa abre cursos na área de psicultura em Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: divulgação)

Dois cursos de curtimento de pele e de manufatura de couro de tambaqui, um dos peixes nativos mais produzidos em cativeiro no Brasil, serão realizados em outubro e novembro na cidade de Sorriso. A organização é da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) e as aulas vão ocorrer em um frigorífico, no distrito de Primaverinha.

O organizador do curso, Manuel Chagas Jacintho, pesquisador da Embrapa, disse que a ideia é contemplar o público interessado na manufatura artesanal e na industrial. A artesanal é aquela em que o profissional produz cada peça, do início ao fim, utilizando ferramentas e processos mais simples. Geralmente a atividade tem caráter familiar, envolve pequenos artesãos ou pequenas associações. Já o processamento industrial do couro pressupõe o uso de equipamentos mais complexos, divisão do trabalho e produção em escala.

Em função dessa diferença, Jacintho preparou duas rodadas independentes. A primeira acontece de 29 de outubro a 2 de novembro (terça a sábado) e terá conteúdo sobre o curtimento do couro do peixe e a manufatura artesanal. Os instrutores desta etapa serão o próprio pesquisador e o agrônomo e empresário Alfred Werner Loosli.

O segundo curso será de 26 a 30 de novembro e terá na programação o curtimento da pele de tambaqui e a manufatura industrial. Além de Jacintho, o outro instrutor desta etapa será o técnico Wallace Cristino Orlando. “Como o curtimento é um processo demorado, ele vai ocorrendo durante toda a programação dos dois cursos. A dinâmica prevê que, enquanto esse processo ocorre, os alunos vão aprendendo as técnicas de manufatura”, explicou Jacintho.

Segundo o pesquisador da Embrapa, os maiores polos produtores de tambaqui do Brasil são Rondônia, Mato Grosso e Maranhão. O couro desse peixe pode ser utilizado em artesanato, pela indústria da moda e indústria moveleira. Quem fizer o primeiro pode ou não se inscrever no segundo, dependendo do interesse profissional.

A capacitação é gratuita e terá 20 vagas disponíveis. As inscrições serão recebidas por meio do site da Embrapa Pecuária Sudeste.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Arroba boi gordo em Mato Grosso sobe 1,4%

A arroba do boi gordo a prazo valorizou 1,43%...

Milho disponível em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do milho disponível no Estado, no indicador...

Sobe 1,8% preço da soja disponível em Mato Grosso

A cotação da soja disponível em Mato Grosso subiu...
PUBLICIDADE