PUBLICIDADE

Projeto em Sinop impede nomear servidor condenado pela Lei Maria da Penha

PUBLICIDADE
Só Notícias

A proposta está no projeto de Lei 094 que foi encaminhado para análise da Comissão de Justiça e Redação, ontem à tarde, na sessão ordinária da câmara. O texto apresentado pelo vereador Dilmair Callegaro (PSDB) prevê fica vedada a nomeação, no âmbito da Administração pública direta e indireta e Câmara Municipal, do Município de Sinop, para todos os cargos efetivos ou em comissão de livre nomeação e exoneração, de pessoas que tiverem sido condenadas nas condições previstas na Lei Federal – Lei Maria da Penha.

O impedimento da nomeação terá início a partir da decisão transitada em julgado, ou seja, quando ao réu não puder mais recorrer da decisão. Ao justificar a proposta, Dilmair disse que o poder público também tem responsabilidades para zelar pela segurança da mulher. “Cabe ao Poder Público prevenir e coibir através de políticas públicas a violência contra a mulher, tornando efetivos os mecanismos criados na proteção da mulher. A presente lei é mais uma forma de desestimular a agressão e efetivar consequências práticas para o agressor” defendeu Dilmair.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que no ano passado 27,4% das brasileiras acima de 16 anos sofreram algum tipo de violência, ou seja, 16 milhões de mulheres passaram a fazer parte da estatística. A pesquisa realizada em fevereiro deste ano mostra que 42% dos casos de violência ocorreram no ambiente doméstico e que em 52% deles a vítima não denunciou o agressor e nem mesmo procurou ajuda. Namorados ou maridos representam 23,9% dos casos. Ex-namorados ou ex-companheiros foram 15,2%, irmãos, 4,9%, amigos, 6,3%, e pai ou mãe, 7,2%.

Ainda não há data para que a proposta seja levada à votação no plenário. A Comissão de Justiça e Redação tem prazo de 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias para apresentar o parecer favorável ou contrário à tramitação da matéria, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE